15/09/2017

Auriculoterapia é Tema de Curso na ESPP

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) recebeu ontem e hoje  (14 e 15/09), etapa presencial da Formação em Auricoloterapia para Profissionais de Saúde da Atenção Básica. Participaram cerca de 288 profissionais da atenção básica de todo o país que se inscreveram para o município-polo de Curitiba. O curso é realizado através de parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a qual desenvolveu sua metodologia.

Para o coordenador geral do curso Lúcio José Botelho a formação tem o intuito de “Instrumentalizar profissionais da atenção básica de uma prática integrativa de bom impacto de saúde e sem contra-indicações”.

Realizado de forma semipresencial, a formação compõe-se de 75 horas de ensino à distância e 5 horas presenciais. O encontro presencial do município-polo de Curitiba aconteceu na ESPP,  quando foram realizadas atividades práticas. Estiveram no encontro da manhã do dia 14/09 98 alunos; no encontro da tarde do mesmo dia 103 alunos e 87 estiveram na aula da manhã do dia 15/09.

Edições do curso são realizadas desde 2015, sendo que sua modalide presencial já passou por 28 cidades, formando cerca de 4000 terapeutas atuantes no SUS.