Notícias

28/09/2017

Metodologia ativa de aprendizagem é utilizada pela SESA para combate à mortalidade infantil

1A Metodologia TBL (Team Based Learning) foi utilizada pela primeira vez pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) em ação de aprendizagem ocorrida ontem, dia 27/09, nas dependências da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). Participaram do treinamento “Ações para Redução da Mortalidade Infantil”, realizado pela 2ª Regional de Saúde (R.S), 60 profissionais, entre médicos e enfermeiros, de 10 municípios da R.S.

Esta metodologia se caracteriza por colocar o aluno como protagonista da construção de conhecimento. Este deve preparar-se antes do encontro, quando irá lidar com desafios e problemas que se aproximem de sua realidade. 

Na ocasião, foram problematizadas situações de hipertensão na gestação e infecção do trato urinário, os quais foram identificados segundo dados epidemiológicos. As questões, casos e testes relacionados ao assunto foram objeto de discussão em pequenos grupos, para depois serem alvo de feedback pelos mediadores da capacitação. O processo favorece o diálogo entre participantes e especialistas e potencializa a troca de conhecimento para resolução de problemas.

Segundo o facilitador do treinamento, Dr. Marcos Takimura, “a metodologia demonstrou aceitação por parte dos profissionais capacitados e são esperados resultados imediatos nas ações”. Entre estes resultados estão, além da prevenção da mortalidade infantil, o fortalecimento da assistência pré-natal na atenção primária à saúde.


1

Utilizar metodologias ativas para alcançar resultados práticos no processo de ensino-aprendizagem, capacitando profissionais para atuarem de forma a alcançarem resultados práticos é um dos princípios de ensino da ESPP. A idéia é que o processo de educação em si seja vivo e criador, no intuito de entregar para o sistema de saúde do Paraná pessoas mais qualificadas para resolverem os problemas de suas rotinas de trabalho, otimizando o atendimento e atenção em saúde à população.

Deu suporte técnico ao evento o servidor da ESPP Rommel Frederico Sprenger Caetano.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem