30/10/2017

Capacitação Pedagógica Potencializa Formação para Agentes Comunitários de Saúde em 2 Regionais de Saúde do Paraná

Os instrutores das turmas em andamento do Curso Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde (ACS) participaram da segunda fase da Capacitação Pedagógica realizada pelo Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH), nos últimos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2017. As capacitações aconteceram na 11ª Regional de Saúde – Campo Mourão e 20ª Regional de Saúde – Toledo e objetivaram prover aos participantes de conhecimentos pedagógicos para exercer a função de docente do curso tendo como base a metodologia da problematização.

A Formação inicial para ACS é parceria da ESPP/CFRH com a FUNEAS, através do programa EDUCASUS. Estão sendo realizadas turmas em 14 municípios da !!ª RS e 11 municípios da 20ª RS. Pretende-se que as turmas descentralizadas facilitem o acesso a qualificação e proporcionem a integração entre o ensino e o serviço, utilizando currículo integrado.

Nestas capacitações pedagógicas os instrutores, profissionais de ensino superior que pertencem aos serviços de saúde local, podem utilizar a pedagogia da problematização como eixo norteador, permitindo atender as especificidades da realidade de seu trabalho.

Alguns dos conteúdos  abordados foram:

• Avaliação do processo de ensino-aprendizagem das unidades I e II
  • Revisão da Aplicação da Pedagogia da Problematização através do Arco de Charlez  Maguerez.
  • Critérios que devem orientar as ações de avaliação contínua do aluno  de forma a garantir sua função formativa.
  • Apresentação e discussão do material didático do aluno e do docente como subsídio aos docentes na aplicação de  metodologias ativas de ensino.- Unidade III –contemplando as Competências do perfil profissional do ACS do referencial curricular que compõe o plano de curso– Desenvolver, em equipe, ações de promoção da saúde visando à melhoria da qualidade de vida da população, a gestão social das políticas sociais e políticas  públicas de saúde e o exercício do controle da sociedade sobre o setor saúde e  desenvolver ações de prevenção e monitoramento dirigidas a grupos específicos e a doenças prevalentes, conforme definido no plano de ação da equipe de saúde e nos protocolos de saúde pública .
  • Discussão e Orientação da metodologia para elaboração do trabalho de conclusão de curso.
  • Apresentação e orientação do preenchimento dos Diários de Classe e outras providências administrativas.

O profissional ACS é trabalhador exclusivo do SUS, singular ao promover ações de saúde com interface na assistência social e educação. A formação Inicial visa valorizá-lo, através de um itinerário que contemple a diversidade dos aspectos da prática destes profissionais.