18/12/2017

ESPP Forma Multiplicadores de Capacitação voltada para Conselhos de Saúde em todo o Paraná

Turma da Macrorregião Noroeste, Paranavaí, 2017

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) encerrou neste mês de dezembro ciclo de Formação de Multiplicadores para Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde e das Secretarias Executivas dos Conselhos Estaduais de Saúde do Paraná. As formações, ocorridas nas quatro macrorregiões do Estado durante o último quadrimestre de 2017, foram encerradas no último dia 12 de dezembro, com a turma da macrorregião Noroeste, realizada em Paranavaí. As formações foram realizadas em parceria com o Conselho Estadual de Saúde.

Marcou a ação o uso da Espiral Construtivista, metodologia utilizada pela primeira vez pela ESPP em processos educacionais na saúde. O uso da espiral construtivista é parte da tradição da ESPP em utilizar as metodologias educacionais problematizadoras há mais de 30 anos para potencializar a formação de recursos humanos para a saúde pública no Paraná. Estas metodologias prevêem a articulação entre conteúdos e alunos através da análise e intervenção na realidade e nos cotidianos de trabalho. A espiral construtivista estabelece um percurso educativo que vai desde a identificação de um problema específico, a busca de explicações, questões e novas informações até a construção de novos significados, finalizando-se o processo com a avaliação do que foi construído.

A experiência foi avaliada pelos participantes como enriquecedora, potencializando a formação de sujeitos críticos-reflexivos para o controle social, considerando o contexto de estruturação e reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Facilitadores Macrorregião Noroeste

A distribuição de 200 vagas, 50 em cada uma das quatro macrorregiões de saúde visou aumentar exponencialmente a descentralização dos multiplicadores de forma a que estes atendam aos contextos das regiões em que atuam. Participaram da ação profissionais tais quais: assessores para controle social das 22 Regionais de Saúde; apoiadores dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS); coordenadores de plenárias do Conselho Estadual de Saúde (CES); Conselheiros estaduais e municipais de saúde e facilitadores de cursos para capitação de conselheiros ministrados anteriormente no Paraná.

Além de Paranavaí, as turmas foram realizadas nos municípios de Cascavel (Macrorregião Oeste), Londrina (Macrorregião Norte) e Curitiba (Leste).

Os participantes atuarão nas Capacitações que estão previstas para acontecer em 2018.