19/12/2017

ESPP Acompanha Desenvolvimento de Projetos Aplicativos da Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde de Maringá e Cascavel

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) esteve presente nos Seminários de apresentação parcial dos projetos aplicativos da especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, das turmas descentralizadas de Maringá e Cascavel, realizados nos últimos dias 14/11 e 11 e 12/12. Os seminários aconteceram nas dependências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na UNIOESTE (Cascavel), entidades parceiras na realização do curso.

O acompanhamento da escola foi realizado pela coordenadora do curso Giseli Cipriano Rodacoski. O momento é importante pois é através dos projetos aplicativos que os alunos apresentam o resultado da formação, elaborando propostas de intervenção em suas realidades de trabalho visando a melhoria das condições de saúde no contexto escolhido.

É através do acompanhamento que a ESPP concretiza sua estratégia de descentralização das ações educativas em todo o Estado, garantindo que a formação esteja alinhada as diretrizes definidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (P.D.I.), Plano Estadual de Saúde e pelas metas da especialização.  Também estiveram presentes no momento os docentes da especialização e orientadores dos projetos aplicativos.

A especialização tem o objetivo de propiciar aos acadêmicos competências para identificar recursos e necessidades individuais e comunitárias da saúde mental, planejando, implementando e avaliando projetos terapêuticos alinhados aos princípios da reforma psiquiátrica. A finalização dos projetos aplicativos e o encerramento da formação acontecerá em meados de outubro de 2018.