Notícias

05/03/2018

Rede Mãe Paranaense é tema de oficina da especialização para HOSPSUS em Maringá

A turma Maringá, do curso de Especialização em Gestão Hospitalar - do Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná - Fase 1 – HOSPSUS recebeu, nos últimos dias 02 e 03 de março, a oficina “O HOSPITAL NA REDE MÃE PARANAENSE”, etapa da formação que visa potencializar a capilaridade das discussões dos assuntos relacionados à atenção hospitalar direcionado às redes estratégicas de atenção à saúde no Paraná. Participaram do encontro, além dos alunos, 31 gestores dos hospitais que integram o curso.

No caso da Rede Mãe Paranaense, a oficina visa facilitar a compreensão de seus fundamentos tanto pelos alunos como pelos gestores dos hospitais participantes do HOSPSUS. Para tanto, a Rede foi tema de palestra proferida pela servidora da 15ª Regional de Saúde (R.S.) Patrícia Daniele Torres Matile, onde foram discutidos, entre outros temas, a forma de organização e o funcionamento da atenção hospitalar na Rede, visando a formulação de um plano de ação para que estes estabelecimentos possam implementar a Rede Mãe Paranaense e a organização de processos para a prática segura de atenção materno-infantil nestes hospitais.

 

A oficina foi conduzida pela consultora da SESA Maria Emi Shimazaki. Para esta, o encontro foi avaliado como positivo pelos participantes. Segundo Maria Emi, “Todos se surpreenderam com os instrumentos que apresentamos, pois mostram que não há necessidade de recursos financeiros a mais. A avaliação dos alunos é que a metodologia utilizada no curso é inovadora e melhor que os cursos tradicionais, uma vez que os conteúdos respondem aos problemas que identificam no dia-a-dia dos hospitais e as trocas de experiências são muito proveitosas".

A troca de conhecimentos entre diretores e participantes dinamizou a realização da oficina, ao possibilitar o compartilhamento de conteúdos que fundamentam a atenção materno-infantil segura nos hospitais referências para a Rede Mãe Paranaense, Além disso, potencializa-se a viabilização dos Projetos Aplicativos.

A realização da oficina faz parte do curso, realizado via parceria entre a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), a 15ª R.S., por meio de seu diretor Jales Adolfo Cardoso e do chefe do SCRACA Juliocerio de Jesus Lima, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), na pessoa do Reitor Sr. Mauro Luciano Baesso e da chefe de gabinete da reitoria Jorge Constantin. Representou a ESPP na oficina o servidor Aldiney José Doreto. 

Estiveram presentes nesta Oficina representantes das seguintes unidades:

- Santa Casa De Cianorte; 
- Instituto Policlínica de Pato Branco; 
- Hospital Evangélico de Londrina; 
- 12ª Regional de Saúde de Umuarama;
- 20ª Regional de Saúde de Toledo; 
- Hospital Beneficente São Vicente; 
- Hospital Bom Jesus; 
- Associação São Vicente de Francisco Beltrão; 
- Hospital Providência de Apucarana;
- Hospital Universitário Regional De Maringá;
-Santa Casa De Bandeirantes;
- Hospital Da Providência Materno Infantil;
- Hospital Santa Casa De Misericórdia De Campo Mourão;
- Santa Casa De Arapongas;
- Associação Beneficente do Oeste do Paraná - HOESP de Toledo;
- HU Londrina;
- Santa Casa De Cambe;
- Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – NOROSPAR; 
- Hospital São Rafael – Rolândia; 
- Santa Casa De Paranavaí; 
- Hospital E Maternidade Nossa Senhora Da Luz; 
- Santa Casa De Misericórdia Maria Antonieta – Goioerê; 
- Santa Casa De Maringá; 
- Associação Beneficente São Francisco De Assis;
-Irmandade Santa Casa de Londrina.


 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem