Notícias

08/03/2018

Iniciada Formação para Atender Plano de Expansão de Radioterapia do SUS na Região Sul

O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH) realizou no último dia 06/03 (terça-feira), solenidade de abertura do Curso de Especialização Técnica em Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares, que irá, durante seus 6 meses de duração, capacitar cerca de 32 profissionais técnicos e tecnólogos em Radiologia do sul do país. O curso é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ (EPSJV/FIOCRUZ), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e será viabilizado por meio da infraestrutura da ESPP/CFRH, que assinará conjuntamente a ceritificação.

Estiveram presentes na ocasião o coordenador do curso Alexandre Moreno, o diretor Presidente do Conselho Nacional de Técnicos de Radiologia (Conter) Manoel Benedito Viana Santos e a diretora da EPSJV Anakeila Stauffer, dentre outros. Para esta, a formação tem como um de seus objetivos “consolidar a formação de técnicos de nível médio em radiologia para o atendimento humanizado aos pacientes oncológicos”.

A formação faz parte da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e visa atender o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia no SUS, o qual prevê a aquisição de 80 soluções de radioterapia, contemplando equipamentos e infraestrutura. Conforme lembrou o representante do CFRH no evento Aldiney José Doreto, este é “o maior programa de expansão de radioterapia no mundo”. Em todo o país, a iniciativa capacitará 160 profissionais nas cinco regiões do país até o final de 2018.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem