Notícias

11/04/2018

Painéis de Experiências Exitosas Reúnem Alunos e Especialistas na Especialização em Gestão Hospitalar – HOSPSUS

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) realizou, durante os meses de março e abril, série de Painéis de Experiências Exitosas para as turmas de Curitiba e Maringá do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar – do Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná – Fase 1-HOSPUS. A metodologia dos painéis busca, através de contato com colaboradores com expertise nas experiências realizadas, que os acadêmicos tenham subsídios para aplicá-las nos estabelecimentos em que atuam, considerando as especificidades locais. Foram temas dos painéis “O cuidado interdisciplinar e a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Método Kanban”, “O Hospital e o Cuidado Longitudinal” e a “Farmácia Clínica”.

A turma Curitiba recebeu a Professora Elizabeth Akemi Nishio, diretora de enfermagem da UNIFESP/SP e especialista em gerência em enfermagem hospitalar e ambulatórios de especialistas, que abordou o tema “O cuidado interdisciplinar e a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Método Kanban” no último dia 23 de março. Já no dia 24 seguinte, o Professor Carlos Alberto Miguez de Senna Motta, do Hospital Cruz Vermelha abordou o tema "O hospital e o cuidado longitudinal" e a Professora Marinei Ricieri, do Hospital Pequeno Príncipe, falou sobre a “Farmácia Clínica”.

Já os painéis para a turma de Maringá foram realizados nos dias 06 de abril, com a palestra sobre “O cuidado interdisciplinar e a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Método Kanban”, da Professora Elizabeth Akemi Nishio e no dia 07 de abril, em que foram proferidos os temas "O hospital e o cuidado longitudinal" e “Farmácia Clínica”, respectivamente pelos professores Carlos Alberto Miguez de Senna Motta e Heloisa Arruda Gomm Barreto, esta do Hospital Pequeno Príncipe.

Estes encontros são parte integrante do cumprimento de uma das metas do curso, que é contribuir para novas práticas e organização do trabalho em saúde na área hospitalar de forma articulada ao cenário estadual do SUS no Paraná. Espera-se que a especialização forme cerca de 80 especialistas, em Curitiba e Maringá, até o final de 2018.
 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem