Notícias

10/07/2018

CFRH Capacita Docentes que Atuarão em Formação para Agentes de Combate às Endemias

O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH), realizou nos últimos dias 04, 05 e 06 de Julho, Capacitação Pedagógica para Docentes do Curso de Formação Inicial para Agentes de Combate às Endemias (ACE). A proposta é alinhar o conhecimento dos profissionais que ministrarão a formação com estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiam as metodologias ativas e a resolução de problemas, com objetivo de que todos os profissionais que passem pelos cursos oferecidos pelo CFRH adquiram competências para analisarem suas realidades e buscarem soluções para as questões que se apresentam de forma autônoma.

Foram capacitados 34 profissionais que atuarão em 16 turmas descentralizadas em municípios do Paraná. Estes docentes atuarão na formação que está prevista para o período de agosto de 2018 até março de 2019.  Esta estratégia potencializa a inserção regional dos conhecimentos multiplicados pelo CFRH, facilitando o acesso ao curso e a integração entre o ensino e o serviço, além de objetivar que a formação seja ministrada por profissionais que estejam próximos ao contexto dos locais em que as turmas estão inseridas.

A formação foi realizada em parceria com as 1ª, 12ª, 13ª, 15ª e 16ª Regionais de Saúde, em Curitiba. Entre os conteúdos da capacitação estiveram a utilização da metodologia ativa do Arco de Charles Maguerez e a apresentação do Plano Estadual de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos (PEVASPEA) pelos profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SESA) José Luiz Nishihara Pinto e Marcos Valério de Freitas Andersen.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem