Notícias

10/07/2018

Oficinas de Comunicação em Todo o Paraná Preparam Multiplicadores de Capacitação para as Conferências de Saúde de 2019

Turma da Macrorregião Leste

Considerando o desafio de constantemente aprimorar a articulação e a participação da comunidade nas Conferências Estadual e Municipal de Saúde, cujas próximas edições estão previstas para o 1º semestre de 2019, a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES), encerrou, no último dia 06 de Julho, em Londrina, a realização das Oficinas de Comunicação para os Multiplicadores do Controle Social da Saúde. Estas oficinas foram levadas a cada uma das quatro macrorregiões do Paraná, nos meses de junho e julho. A formação contou com a participação de 164 profissionais que atuarão na capacitação de conselheiros estaduais e municipais de saúde.

A oficina trabalhou, através de metodologias ativas, os processos de comunicação dos conselheiros multiplicadores em sua prática cotidiana, o que inclui as diversas etapas que compõe o planejamento das Conferências de Saúde.

Entre os conteúdos trabalhados estiveram os tipos, sequências, barreiras, variáveis, expressões, redes e comportamento da comunicação interpessoal, elementos que compõe uma comunicação assertiva e eficaz. Também os participantes foram estimulados à reflexão sobre os processos de organização e sobre os produtos das conferências de saúde.

As turmas foram realizadas em Cascavel (06 de junho, Macrorregião Oeste), Maringá (13 de junho, Macrorregião Noroeste), Curitiba (26 de Junho, Macorregião Leste) e Londrina (06 de Julho, Macorregião Norte). Como produto das oficinas, foi elaborado em grupo um plano de comunicação preliminar voltado para as Conferências de Saúde. 

Esta é mais uma das ações em que a ESPP/CFRH, em conjunto com outros parceiros da educação permanente em saúde do estado, participa do fortalecimento do controle social no SUS do Paraná. Em 2017, foram formados multiplicadores para a capacitação em todas as macrorregiões de saúde do Estado e, em abril de 2018, foi realizada Oficina de Planejamento Estratégico com estes profissionais em Curitiba. 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem