Notícias

12/03/2019

Residências Fortalecem Redes de Atenção à Saúde no Paraná

Foram iniciadas no último dia 7, quinta-feira, através de aula inaugural realizada no auditório do Hospital do Trabalhador, os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). Estes programas envolvem parcerias das unidades da SESA Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Hospital do Trabalhador e Hospital Adauto Botelho com Secretarias Municipais de Saúde (SMS), especialmente nos municípios de Curitiba e Pinhais. As residências contemplam a prestação de bolsas auxílio para cinco residentes em Enfermagem Obstétrica e sete em Saúde Mental 

Para a Diretora da ESPP Ana Lúcia Nascimento Fonseca, o Programa de Residências é “oportunidade para o fortalecimento de áreas prioritárias para a atenção em saúde no Paraná, favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade ao oferecer espaços de prática para profissionais em nível de especialização lato sensu, na modalidade Residência, em unidades que demandam esse tipo de atendimento, propiciando a melhoria contínua dos serviços prestados à população”. 

A iniciativa dos Programas nascem das necessidades de cuidado multiprofissionais demandas pela lógica das Redes de Atenção à Saúde, especificamente da Rede Mãe Paranaense e da Rede de Saúde Mental, sendo de importância estratégica para o aprimoramento das mesmas.

Para isso, atividades teóricas, práticas e teórico-práticas serão executadas em espaços como o do Hospital do Trabalhador (Residência em Enfermagem Obstétrica) e Hospital Adauto Botelho/Secretarias Municipais de Saúde (Residência em Saúde Mental). Os programas tem duração de dois anos, com carga horária de 60h semanais e será certificado pela ESPP. 

A ESPP é a unidade da SESA responsável por coordenar a Política de Educação Permanente em Saúde no Paraná. A oferta de Programas de Residência é meta prevista pelo Plano Estadual de Saúde 2016-2019, em seu item 16.1.7. 

As residências foram credenciadas e autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (CNRMS/MEC), através dos processos nº2018-2748 (Enfermagem Obstétrica) e nº 2018-2742 (Saúde Mental).
 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem