09/08/2019

ESPP Recebe 3º Encontro Presencial do Curso de Especialização em Análise de Situação de Saúde (Asis)

Análise de Séries Temporais na Epidemiologia e Sistema de Informação Geográficas foram os temas discutidos durante o 3º encontro presencial do Curso de Especialização em Análise de Situação de Saúde (Asis), pólo Curitiba, realizada na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), nos últimos dias 7, 8 e 9 de Agosto. Esta é a 3ª edição do curso, coordenada pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), edição esta iniciada em 2018 cujo público alvo são profissionais que atuam no SUS em âmbito federal, estadual e municipal em todas as regiões do país.

Realizado na modalidade semi-presencial e financiado pelo Fundo Nacional de Saúde, esta formação nacional descentralizada busca o aprimoramento do planejamento das políticas e ações em saúde através da capacitação de pessoal, possibilitando, entre outras competências, a realização de análises epidemiológicas mais robustas para subsidiar a gestão com melhores evidências. Por isso, neste penúltimo encontro, temas como a organização das medidas de doenças ao longo do tempo e a incorporação de sistemas de geoprocessamento pelos serviços de saúde foram debatidos pelos 35 alunos em formação no Pólo Curitiba

Esta é a 2ª turma desta capacitação realizada em parceria com a ESPP. Nesta edição, também coordenada pela Prof. Dra. Marta Rovery de Souza (UFG), as 10 disciplinas são realizadas em 360 horas distribuídas em 88 presenciais e 272 à distância. A conclusão desta edição está prevista para fevereiro de 2020.

Considerando a complexidade dos problemas e necessidades a serem enfrentados pelos serviços de saúde, esta especialização é mais uma ação educativa em que a ESPP busca aproximação de profissionais do SUS com a realidade dos territórios. Desta forma, promove-se a construção do próprio Sistema de Saúde como espaço de educação profissional, em consonância com a Educação Permanente em Saúde, conceito político-pedagógico que norteia as ações da Escola.