Notícias

17/12/2019

ESPP/CFRH Capacitará Servidores para Auditoria do SUS em Curitiba e Cascavel

A Escola de Saúde Pública do Paraná/Centro Formador de Recursos Humanos (ESPP/CFRH) iniciou no último dia 13, em Curitiba, e no último dia 6, em Cascavel, duas turmas do Curso de Especialização em Auditoria do SUS, nas quais 87 alunos buscarão aprimoramento individual e institucional nesta área que verifica a adequação das ações e serviços públicos de saúde e sua regularidade quanto aos aspectos técnico-científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais de aplicação dos recursos do SUS.

O início das turmas aconteceu em aula inaugural, solenidade que em Curitiba, foi realizada no auditório da ESPP/CRFH, com a presença do Diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná Edevar Daniel, da coordenadora do curso na ESPP Iara Rute Kosby Corrêa, da represente dos docentes Camila Caroline Camargo e do diretor Geral da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Nestor Werner Júnior. Em Cascavel, a aula inaugural aconteceu nas dependências da 10ª Regional de Saúde, onde estiveram presentes as seguintes autoridades: Alberi Locatelli, diretor da 20ª Regional de Saúde-Toledo, Iara Rute Kosby Corrêa, coordenadora do curso na ESPP, Iélita Santos da Silva, diretora da 9ª Regional de Saúde-Foz do Iguaçu, João Gabriel Avanci, diretor da 10ª Regional de Saúde-Cascavel, Júlio César Sabino, coordenador da Unidade de Regulação de Leitos – Macrorregião Leste e Marta Rocha, coordenadora regional do curso.

Para o diretor Geral da SESA, representando o Secretário de Estado da Saúde Carlos Alberto Gebrim Preto, capacitar servidores para a auditoria do SUS é prioridade para esta gestão, já que a mesma é “altamente importante para garantir a eficiência da gestão e facilitar o controle e avaliação dos serviços. Assim, qualificar o servidor nesta área possibilita o aumento do volume e qualidade dos serviços ofertados pelo SUS do Paraná”. 

O curso, pensado inicialmente como uma capacitação rápida, evolui para uma especialização lato sensu com duração de 14 meses e carga horária de 364 horas. Pensando no aumento da capilaridade e alcance da capacitação no Estado, foi ofertada uma turma em Curitiba (referente aos municípios da Macrorregião Leste e Norte) e outra descentralizada em Cascavel (abrangendo municípios da Macrorregião Oeste e Noroeste). 

No decorrer do curso, os participantes terão acesso a conhecimentos relacionados à aspectos legais e éticos, avaliação, controle, auditoria em áreas específicas e finalizarão o curso com a elaboração de um projeto aplicativo, o qual buscará que os formandos realizem trabalho que tenha impacto nas rotinas de trabalho e em suas realidades.
 
Conheça mais sobre Auditoria do SUS CLICANDO AQUI.

 Curso de Especialização em Auditoria do SUS, Turma Curitiba
 Curso de Especialização em Auditoria do SUS, Turma Cascavel

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem