05/02/2020

Visita técnica do Ministério da Saúde a ESPPR e CFRH

A Escola de Saúde Pública do Paraná - Centro Formador de Recursos Humanos, recebeu no dia 31 de janeiro de 2020, a visita de membros da equipe da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES,  do Ministério da Saúde. A SGTES, por meio de seu Departamento de Gestão da Educação na Saúde – DGES, desenvolve diversas ações de fortalecimento das iniciativas  de educação na saúde de acordo com as propostas defendidas pelos organismos internacionais de promoção à saúde.

Neste sentido, a DEGES, em parceria com grupo de pesquisa “Políticas, Programas e Ações de Educação na Saúde” do Instituto de Medicina Social da UERJ, vem percorrendo os estados brasileiros realizando visitas técnicas as Escolas de Saúde estaduais e municipais com objetivo de traçar um diagnóstico preliminar de cada instituição, a fim de detectar características e ações de grande relevância para a educação permanente, bem como dificuldades e fragilidades estruturais. Para isso, o grupo de pesquisa se reuniu com representantes de todos os departamentos da ESPP-CFRH e o diretor Edevar Daniel, onde foram apresentados e debatidos os atuais projetos de EPS.

O grupo de pesquisa é integrado pelas pesquisadoras do PPAES/IMS Tânia França, Carinne Magnago e Soraya Belisário (UFMG), em companhia de Marília Tolentino e Felipe Farias, representantes da DGES.

Esse grupo de pesquisa vem acompanhando e sistematizando ações em um processo de coletar dados e produzir evidências que subsidiem tomadas de decisões da gestão federal no âmbito da educação e promoção à saúde.