Notícias

19/02/2020

RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA ESCS-DF As inscrições vão do dia 14 a 20 de fevereiro de 2020

CLÍNICOS COMPETENTES
GESTORES DE EXCELÊNCIA
VENHA FAZER PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA ESCS-DF


A Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS – DF) retoma esse ano um programa de residência médica histórico, relacionado a uma das 05 tradicionais áreas-base para a formação médica no Brasil: a Medicina Preventiva e Social.


Desde os anos de 1950, a Medicina Preventiva e Social estruturou um enfoque clínico, educativo e social voltado a desenvolver práticas profissionais voltadas aos níveis de prevenção primária (promoção da saúde e proteção específica), secundário (diagnóstico precoce), terciário (reabilitação e mitigação de complicações de doenças incapacitantes) e mais recentemente quaternário (equilíbrio nas intervenções médicas e erradicação de iatrogenias – danos causados às pessoas pelas próprias intervenções médicas).


As unidades acadêmicas de Medicina Preventiva e Social foram não só no Brasil, mas em outros lugares do mundo, espaços que abrigaram as nascentes Saúde Coletiva, Medicina Social e a Medicina de Família e Comunidade. Essas áreas surgiram em certa medida como críticas à Medicina Preventiva Social...críticas essas que acolhemos a ressignificamos na construção desse programa, ao mesmo tempo tradicional e inovador. 


Assim o programa de residência médica em Medicina Preventiva e Social da ESCS é uma expressão da área da Saúde Coletiva para atuação junto às especialidades médicas, permeada por aspectos como a interprofissionalidade, a intersetorialidade e os enfoques complexo, sistêmico e crítico na reflexão e prática profissional médica no âmbito dos serviços e sistemas de saúde. Formamos sanitaristas !!!


Nesse sentido nosso objetivo é formar excelentes gestores para os sistemas e serviços de saúde...e para isso compreendemos que esses profissionais precisam agregar saberes de diversas áreas do conhecimento, mas não devem ser nem burocratas puros e nem acadêmicos exclusivos. Para isso, ser um clínico competente é um dos objetivos centrais do programa de residência.


Assim o Programa de Residência em Medicina Preventiva Social da ESCS-DF tem 03 (três) eixos: 1- Clínica e Cuidado; 2- Gestão, Políticas e Planejamento; 3 – Vigilância à Saúde e Epidemiologia. 


Nesse programa, o estudante poderá vivenciar diversos espaços de atuação profissional: assistência médica na atenção primária à saúde; equipes de matriciais de apoio clínico e de gestão na APS; gestão local de serviços de saúde; gestão locorregional e central do sistema de saúde; regulação médica; saúde do trabalhador; saúde indígena; saúde das populações do campo; saúde mental; práticas integrativas e complementares, além de acumular saberes de outras áreas do conhecimento como as ciências sociais, as ciências humanas, a educação, as ciências políticas, a administração e a economia. Além do conhecimento nuclear médico, optamos por um modelo de formação que aposta na potência da experiência do trabalho em equipes multiprofissionais. 


Assim reforçamos o convite para aqueles interessados em estar conosco. Propomos um programa de residência personalizado, baseado no estilo de aprendizagem individual do médico residente, em sua proatividade para assumir responsabilidades, o seu protagonismo no processo de aquisição de competências, e numa prática reflexiva socialmente referenciada e desenvolvida na lógica do ensino baseado na comunidade.


Nesses tempos difíceis e de desafios, é uma contribuição da ESCS-DF com a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da formação de profissionais competentes tecnicamente, sensíveis humanisticamente e engajados na luta pelo direito à saúde em nosso país. 


Para os interessados...sejam bem vindos ! Temos ainda 01 (uma) vaga disponível para ingressantes. 


As inscrições vão do dia 14 a 20 de fevereiro de 2020 e estão no site: https://www.iades.com.br/inscricao/upload/266/2020013019659166.pdf 

Dúvidas por zap também no telefone (61) 97402-1000. 


Equipe responsável pela elaboração da proposta

Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti
Médico de Família da SES-DF
Especialista em Medicina Preventiva e Social pela UFF
Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ

Isa Paula Hamouche Abreu
Médica de Família da SES-DF
Especialista em Medicina Preventiva e Social pela UNICAMP
Médica homeopata

Monica Sampaio de Carvalho
Médica de Família da SES-DF
Especialista em Medicina Preventiva e Social pela UFF
Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela UnB 


Roberto de Melo Dusi
Médico Sanitarista da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SES-DF
Especialista em Medicina Preventiva e Social pela USP-Ribeirão Preto
Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela UnB

Vinícius Ximenes Muricy da Rocha
Médico de Família da SES-DF
Especialista em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde pela NESC-UFPB
Mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem