TÉCNICO EM ENFERMAGEM (TE)

 

 

Apresentação: A presente oferta do curso Técnico em Enfermagem é destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que possuam ensino médio completo.

Legislação: O curso atende ao previsto nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (Área Profissional: Saúde), do Ministério da Educação (2000); bem como ao Parecer nº 10/2000 do Conselho Nacional de Educação e a Lei nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes. Atende ainda ao Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a Lei nº 7.498/1996, sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e a Resolução Cofen nº 564/2017, que dispõe o Código de Ética da Enfermagem brasileira.

Objetivo: Formar Técnicos(as) em Enfermagem para integrar as equipes de saúde.

Como Técnico(a) em Enfermagem, o profissional deverá:

- Exercer atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem;

- Participar, junto à equipe de saúde, nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença;

- Assistir ao enfermeiro(a) no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de Enfermagem;

- Assistir ao enfermeiro(a) na prestação de cuidados de Enfermagem a pacientes em estado grave;

- Atuar na prevenção e controle da infecção hospitalar, das doenças transmissíveis em geral e de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência em saúde;

- Participar de programas e atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, principalmente os prioritários e de alto risco;

- Participar de programas de higiene e segurança do trabalho, e também de prevenção de acidentes e doenças profissionais e do trabalho.

- Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Lei do exercício da Enfermagem.

Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), contratados nos municípios abrangidos pelas Regionais de Saúde do Paraná e que possuam ensino médio completo.

Carga horária: Possui carga horária total de 1.800 horas, sendo 1.200 horas em aulas teóricas e 600 horas em estágios supervisionados.

Metodologia: O curso é realizado na modalidade presencial e dispõe de aulas teóricas, aulas práticas e estágios supervisionados.

As aulas teóricas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h00 as 22h10. Os estágios serão realizados no período diurno e, em caráter excepcional, no período noturno, de acordo com o horário de funcionamento dos serviços de saúde onde acontece o estágio e a matriz curricular, não excedendo a carga horária prevista na legislação vigente.

Titulação: Técnico(a) em Enfermagem

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem