Biblioteca - Histórico

O primeiro passo para criação de uma Biblioteca na Secretaria de Estado da Saúde deu-se com a criação da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) em 1958.

Seu acervo inicial surgiu de doações feitas por profissionais de saúde que atuavam como educadores na própria Escola que percebiam a falta de material educativo disponível para subsidiar suas atividades.

Somente no final da década de 70 é que se efetivaram iniciativas para organizar adequadamente o acervo, com a designação de um profissional bibliotecário para coordenar as atividades.

Em 1983 foi proposta a instalação do Setor de Documentação e Informação Científica da Fundação Caetano Munhoz da Rocha (FCMR) ficando subordinado ao Centro de desenvolvimento de Recursos Humanos.

Com a reestruturação da FCMR em 1989, a partir da readequação do seu organograma funcional cria-se efetivamente biblioteca, na forma legal, passando a designar-se Divisão de Pesquisa e Documentação Científica vinculada à Diretoria de Recursos Humanos/ESPP. Esta nova realidade possibilitou a mesma integrar-se à Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, coordenada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS) e Ministério da Saúde.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem