PPSUS - Programa Pesquisa para o SUS

Servidores Estaduais podem integrar Grupos de Pesquisa

asdINSCRIÇÕES PRORROGADAS - O prazo para inscrições de projetos na chamada pública 01/2016 do Edital do PPSUS 2015 foi prorrogada até o dia 03 de junho. Até esta terça-feira (17), já são 34 profissionais da Secretaria da Saúde cadastrados no projeto.

Para auxiliar os servidores da Secretaria Estadual da Saúde que têm interesse em participar de projetos acadêmicos, a Escola de Saúde Pública do Paraná criou o Banco de Dados dos Servidores.

O link para o banco se encontra no site da Escola e tem objetivo de aproximar os profissionais de saúde do Estado com os grupos de pesquisa, permitindo a integração dos servidores nos projetos de pesquisa em saúde. 

De acordo com o diretor da Escola de Saúde Pública, Marcio Almeida, o banco de dados é um projeto pioneiro no Brasil e permite aos servidores oportunidades como pesquisadores. “O Paraná é o primeiro estado do Brasil a implantar um banco de dados para facilitar a participação dos servidores nos processos de pesquisa e de produção de conhecimento em saúde”, destaca o diretor. 

Ao todo, o edital de chamamento público prevê o investimento de R$ 5 milhões em apoio aos projetos selecionados. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino, de pesquisa ou fundações. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 19 de maio e devem estar enquadrados em algum dos cinco eixos temáticos definidos no edital.

Os temas podem ser: Políticas, Planejamento, Gestão e Controle Social em Saúde; Vigilância, Promoção da Saúde e Epidemiologia; Redes de Atenção à Saúde (saúde bucal, mental, do idoso, do trabalhador, da pessoa com deficiência, urgência e emergência e de alta e média complexidade; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Inovação Tecnológica em Saúde. 

9 CRONOGRAMA

 

Atividades

Data

9.1 Submissão eletrônica da proposta (SISCT/MS) Etapa I

Até 03/06/2016

9.2 Encaminhamento da proposta, via Correio, com a documentação impressa exigida, à FA - Etapa II

Até 08/06/2016

9.3 Sessão pública de abertura dos envelopes e conferência da documentação das Etapa I e Etapa II

16/06/2016 (às 9h00 na FA)

9.4 Divulgação das propostas inelegíveis

A partir do dia 27/06/2016

9.5 Prazo de questionamento, por e-mail, das propostas inelegíveis

Até 2 dias úteis após 9.4

9.6 Divulgação dos resultados

A partir de outubro de 2016

9.7 Interposão de recursos

Até 5 dias úteis após 9.6

9.8 Divulgação do resultado final

A partir de novembro de 2016

9.9 Submissão eletrônica da proposta aprovada (SigAraucária) e impressa -Etapa III

Até 5 dias após 9.8

9.10 Contratação das propostas aprovadas

A partir de dezembro de 2016



SERVIÇO :

Chamada 01/2016 - Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS 2015: Acesse o edital aqui 




O Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde foi idealizado para superar as desigualdades regionais na área de saúde. O Programa visa fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico apoiando atividades de pesquisa em saúde no Estado do Paraná, em parceria com a Fundação Araucária.
Objetivos:
• Fortalecer a gestão do SUS por meio da qualificação da informação para a tomada de decisão.
• Fortalecer os processos de articulação ensino-serviço no Paraná (CIES).
• Priorizar a produção científica voltada às necessidades do SUS.
• Mobilizar grupos de pesquisas para a produção de conhecimento em temas estratégicos para os SUS.
• Produzir informações que subsidiem a construção das Redes de Atenção à Saúde no Paraná.



Convite :
Os interessados em discutir os Documentos gerados nas 4 Oficinas poderão participar da reunião que faremos no dia 8, das 9 as 12h, na ESPP.


Relatórios das Oficinas Descentralizadas PPSUS :


Relatório da 1ª Oficina Londrina - Clique aqui

Relatório da 2ª Oficina Maringá - Clique aqui

Relatório da 3ª Oficina Cascavel - Clique aqui

Relatório da 4ª Oficina Curitiba - Clique aqui


araucaria
A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), por meio do Governo do Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI-PR) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR), divulga a presente Chamada e convida as Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa de natureza pública, associações ou sociedades técnico-científicas, públicas ou privadas, qualificadas como Organizações Sociais (Pessoas Jurídicas de Direito Privado-OS’s) sem fins lucrativos, todos com sede e CNPJ no Estado do Paraná, possuindo, ao menos três anos de existência, com cadastro ativo, comprovados por meio de documentação emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, conforme determinado no artigo 33, inciso V, alínea a, da Lei 13.019/2014. 

TEXTO COMPLETO CHAMADA PÚBLICA 01/2016 PPSUS - Aqui
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem