Editais

03/03/2015

Gestão do Trabalho e da Educação é tema de curso da Escola de Saúde Pública

SAO secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta segunda-feira (2) da abertura oficial do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde realizado em parceria pelo Governo do Estado com a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), ligada à Fiocruz, e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PR).

“A educação permanente é uma das prioridades desta gestão, porque as mudanças acontecem através das ações de pessoas comprometidas, principalmente de gestores que entendem o sistema público de saúde e que querem contribuir para melhorá-lo”, disse Caputo Neto. Segundo ele, é essencial que os trabalhos desenvolvidos durante a especialização tenham aplicação prática, ou seja, possam intervir na realidade de suas áreas de atuação.

O secretário ressaltou que todos os programas e redes da secretaria da Saúde têm o componente de capacitação profissional, como os encontros da Rede Mãe Paranaense, preparação de profissionais de Urgência e Emergência, Ciclo de Saúde do Trabalhador, Vigilância do Trabalho, especialização em gestão hospitalar, especialização de gestores de consórcios e secretários municipais, entre outras áreas estratégicas da Saúde Pública.

A representante da Escola Nacional de Saúde Pública, Ana Luiza Stieber Vieira, agradeceu o apoio do Governo do Estado para a ampliação da parceria com a Fiocruz. “Precisamos qualificar a estrutura de RH e garantir que essas pessoas permaneçam no SUS. Por isso incentivamos que os participantes dos cursos desenvolvam trabalhos com aplicação prática imediata”, afirmou.

Curso: O curso de especialização iniciado nesta segunda-feira envolve 33 alunos vindos dos municípios e da secretaria estadual da área de abrangência de seis Regionais de Saúde (Metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Jacarezinho e Telêmaco Borba). É a segunda turma oferecida pela Escola de Saúde Pública do Paraná e faz parte do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS – ProgeSUS, que foi criado no ano de 2006. A primeira turma teve 23 alunos provenientes de 12 Regionais de Saúde.

Segundo o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Márcio Almeida, a intenção é ampliar a parceria com a Ensp para oferecer cursos principalmente para qualificar a gestão. “As áreas de gestão e financiamento têm grande demanda pela oferta de cursos e deveremos oferecer novas opções com o foco de ter alunos com a preocupação de desenvolver trabalhos relevantes, que tenham praticidade nos municípios e nos órgãos estaduais”, disse. A coordenadora do curso é a servidora da Escola de Saúde Pública, Olga Estefania Pereira.

Também participaram do evento a representante da universidade Federal do Paraná, Professora Sandra Alessi, o representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Diogo Araguaia e o diretor da 2ª Regional de Saúde, Elder Lazarotto. 

Fonte: SESA

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem