Editais

26/06/2015

Comemoração dos 61 anos do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha - CFRH

Com o intuito de comemorar seus 61 anos de existência o CFRH Caetano Munhoz da Rocha da SESA Paraná ofereceu no dia  24 de junho  (promoveu) um café da manhã a todos os seus colaboradores, docentes e alunos como forma de agradecimento pelas parcerias realizadas ao longo destes anos.

Desde a sua criação o CFRH oferta cursos e capacitações aos trabalhadores de nível médio e elementar do SUS, buscando a articulação entre os saberes e as práticas de saúde. Ao longo dos 61 anos, a escola passou por mudanças significativas em sua metodologia de ensino, partindo de uma formação tecnicista para metodologias mais ativas, em especial a problematização que permite maior aproximação do aluno ao seu processo de trabalho.

Com o passar dos anos foram agregadas novas competências à escola, conferindo-lhe modernidade e adequação as novas necessidades dos SUS. Sua  atuação foi ampliada para todos os municípios do Paraná, através de autorização do CEE que possibilita a descentralização dos cursos em todo o Estado, ampliando desta forma as possibilidades de acesso dos alunos.

Outro ganho importante com a descentralização foi a participação dos profissionais que atuam nos serviços municipais e estadual de saúde nos processos de ensino, onde atuam como docentes, podendo desta forma garantir a adequação dos cursos às necessidades locais de saúde e a integração do ensino com o serviço.

Foram, então, estabelecidas parcerias com os municípios, para a definição das necessidades da oferta de cursos, que incluíam deste o número de vagas, a indicação dos possíveis instrutores até a operacionalização dos cursos nos diferentes municípios.

Nestes 61 anos de trabalho, passaram pela escola em torno de 40 mil trabalhadores de nível médio e elementar que tiveram a oportunidade de realizar um dos 12 cursos ofertados pelo CFRH ( Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Hematologia, Técnico em Vigilância em Saúde e cursos de qualificação básica de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Cuidador de Idosos. E ainda, o Aperfeiçoamento para o Técnico em Radiologia, com ênfase na Mamografia).

Em 2000, a escola começou a fazer parte da Rede de Escolas Técnicas do SUS, compartilhando conhecimentos e auxiliando na difusão de metodologias e outros recursos tecnológicos destinados à melhoria das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica.

Cabe ressaltar o esforço do corpo técnico da Escola no sentido de adequar as metodologias e conteúdos dos cursos às mudanças no perfil dos alunos, com a ampliação das áreas de atuação e das competências profissionais dos trabalhadores do SUS,  incorporando no saber fazer a capacidade de reflexão sobre práticas e atitudes de um atendimento mais humanizado. 

Nesta ocasião tão especial o CFRH reafirma seu empenho em oportunizar a educação aos trabalhadores do SUS como um compromisso na busca de uma sociedade mais democrática e igualitária.

61a 61

Fonte: espp

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem