Notícias

19/04/2016

SESA realiza Aula Inaugural de Especialização em Saúde Mental

A primeira aula da Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde aconteceu neta segunda-feira (18) em Curitiba e Londrina, simultaneamente. O curso, realizado pela escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), reuniu profissionais de Unidades de Saúde e da rede hospitalar pública do Estado e municípios. 

“Nosso principal objetivo é capacitar os profissionais paranaenses que atuam nos serviços de atenção primária para identificar e lidar melhor com casos que envolvem a saúde mental”, explica a chefe do Departamento de Atenção às Condições da Secretaria estadual de Saúde, Márcia Steil.

De acordo com a chefe do departamento, a proposta é iniciar o cuidado em saúde mental já na Unidade de Saúde e, se necessário, encaminhar a outros pontos de atenção. “O paciente deve ser atendido o mais próximo possível de suas residências para que possa ter uma permanência maior com a família, isso auxilia no tratamento”, diz.

O conteúdo do curso foi construído em conjunto com profissionais que vivem essa realidade todos os dias. “Ao fim da especialização, o profissional terá uma visão ampla sobre o assunto e estará munido de ferramentas que lhe darão segurança para atender ao paciente”, complementa Márcia.

A turma é composta por 36 alunos de sete Regionais de Saúde do Paraná com formações diversas como medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, entre outros. O curso é presencial com encontros quinzenais e duração total de 14 meses.

Fonte: SESA

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem