Editais

29/04/2016

Aula Inaugural do Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde

A primeira aula do Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde aconteceu nesta segunda-feira (18) em Curitiba e Londrina, simultaneamente. O curso, realizado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem alunos que em maioria são profissionais dos serviços da Atenção Primária da rede pública municipal, contando ainda com a participação de servidores da Atenção Secundária e Terciária Municipal e Estadual. 

De acordo com Giseli Cipriano Rodacoski (Coordenadora do Curso) e Ana Lúcia Fonseca (Assessora Pedagógica da ESPP) o curso pretende especializar profissionais com base na análise das competências atuais e desejadas - em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, e por meio de metodologias ativas de ensino oferecer oportunidades pedagógicas para melhor desempenharem ações de assistência à Saúde Mental na Atenção Primária em consonância com as diretrizes da Rede de Atenção à Saúde Mental Estadual e com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira. 

Espera-se que ao final do Curso os alunos sejam capazes de planejar, implementar e melhorar continuamente as ações e serviços de atenção à Saúde Mental individual e coletiva, sob coordenação das equipes da Atenção Primária. 

A Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Rejane Tabuti e a Chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Steil consideram este Curso uma ação estratégica para fortalecer a Rede de Atenção, segundo elas a proposta é iniciar o cuidado em saúde mental já na Unidade de Saúde e, se necessário, encaminhar a outros pontos de atenção: “O paciente deve ser atendido o mais próximo possível de suas residências para que possa ter uma permanência maior com a família, isso auxilia no tratamento”.

As duas turmas (Curitiba e Londrina) reúnem 73 alunos/profissionais que atuam em 11 Regionais de Saúde do Paraná com formações em Assistência Social,  Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia. O curso é presencial com encontros quinzenais e duração total de 14 meses.

Fonte: ESPP

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem