Editais

28/11/2016

Curso de Especialização em Saúde Mental - Turma Curitiba - Projetos Aplicativos

A ESPP-CFRH teve a honra de receber o Prof. Paulo Amarante na tarde desta quarta-feira (23/11) para uma conversa com os alunos do Curso de Especialização em Saúde Mental, em andamento na ESPP - turma Curitiba. 
Na oportunidade foram apresentados alguns dos projetos aplicativos desenvolvidos pelos alunos e comentados pelo Prof. Paulo Amarante. Na ocasião os alunos prestaram uma homenagem ao professor. Esta que é a 1ª turma do Curso de Especialização em Saúde Mental certificada pela ESPP, terá PAULO AMARANTE como "Nome de Turma", homenagem aceita pelo Professor.

Dentre outras considerações o Professor ressaltou a importância de ações intersetoriais com vistas a promover reintegração social, autonomia e consequentemente ampliar a condição de saúde das pessoas com sofrimentos ou transtornos mentais. 

Além de assistência técnica dos multiprofissionais da saúde, valorizou ações de arte, cultura, de participação social e economia solidária. Caracterizando assim a pluralidade de intervenções possíveis e necessárias para atenção à saúde mental. Criticou práticas focadas em uso de medicação e os riscos decorrentes de atuações meramente técnicas na busca de diagnósticos. 

Contribuiu ainda com sugestão de literatura para dar suporte teórico à intervenção nos contextos de atuação dos alunos. Divulgou a página mantida pelo Projeto "Memória da Psiquiatria no Brasil" com vasto acervo de monografias, dissertações, teses e livros com downloaud gratuito, além de amplo acervo documental:

Paulo Amarante também fez a Conferência de Abertura do 1º Encontro Paranaense de Desinstitucionalização e Práticas para o Cuidado em Liberdade, na noite do dia 23/11 na UFPR. 
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem