Editais

13/02/2017

Processo Seletivo Classificatório Cursos de Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (QSCP) e no Curso de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS)

"A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e o Ministério da Saúde (MS), regulamentada pelas Portarias GM/MS 3276 de dezembro de 2007 e GM/MS no. 936, de 27 de abril de 2011, que regulamenta o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, voltado à capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde - CONASS, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná - COSEMS, torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo classificatório para ingresso no Curso de Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (QSCP) e no Curso de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS)."

 

Curso de Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (QSCP) visa contribuir com a melhoria da atenção à saúde da população brasileira, considerando a necessidade de ampliação do acesso, da integralidade do cuidado nas regiões de saúde e do aumento da segurança do cuidado. Para isso, busca capacitar e qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS para o cuidado seguro por meio do desenvolvimento e da sua capacitação. Essa capacitação se inscreverá no contexto da Gestão da Clínica e estará estreitamente relacionada ao projeto da Gestão da Clínica nas Redes.

 O Curso de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS) tem o propósito de fortalecer as práticas de vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde por meio da capacitação de profissionais de saúde que atuam em diferentes cenários de prática para o aprimoramento das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância em Saúde Pública. É orientado pelo método, raciocínio e evidências epidemiológicas, visando à melhoria das condições de saúde da população. O programa prioriza o desenvolvimento de capacidades para a construção de projetos de intervenção baseado s na realidade, com ênfase na melhoria da qualidade da atenção à saúde, gestão e educação, contextualizados segundo a realidade local da vigilância em saúde. Dessa forma, esses projetos são desenvolvidos a partir de problemas concretos a serem enfrentados em nível regional, e sua elaboração implica articulação com a gestão nesses níveis. A reflexão sobre a prática do trabalho cotidiano na vigilância em saúde e o uso de metodologias ativas de aprendizagem favorecem a mudança de práticas e a consciência crítica, dando início a um processo contínuo de transformação.

Acesse aqui o Edital

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem