Editais

24/03/2017

Cerimônia de Abertura dos Cursos de Especialização do Instituto Sírio Libanês

Esta ação educacional é resultado do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) criado pelo Ministério da Saúde para captar recursos de Hospitais de Excelência e destinar à capacitação de profissionais e qualificação dos processos de trabalho no SUS.  

Os cursos têm o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No Paraná os cursos são ofertados desde 2011 quando se deu início à parceria da SESA-PR com esta iniciativa e está agora iniciando mais uma etapa que deverá ser concluída em dezembro de 2017. 

Os cursos de especialização PRM e PSUS têm carga horária de 360 horas e mais 80 horas destinadas ao desenvolvimento de um Projeto Aplicativo (PA) que deverá dar resposta a uma necessidade de atenção no contexto de trabalho do aluno/profissional. 

Esta modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso é muito importante para o SUS e está de acordo com a metodologia de ensino dos Cursos do IEP/HSL. Pautado nas Metodologias Ativas os cursos tem como objetivo desenvolver competências para a identificação de situações problema no cotidiano dos serviços e propôr soluções com base no trabalho colaborativo,  interprofissional, com gestores e comunidades envolvidas. Trata-se de uma oportunidade de aprendizagem que estimula o compartilhamento de saberes e práticas de modo a desenvolver as competências institucionais e não apenas as competências individuais dos alunos. 

Fonte: ESPP

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem