Notícias

04/08/2017

Iniciada Formação Inicial para ACS na 20ª Regional de Saúde – Toledo

Foram iniciadas esta semana, a partir do dia 1 de agosto, 11 turmas do curso Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde (ACS), descentralizados em oito municípios da 20ª Regional de Saúde Toledo. A realização do curso é uma parceria do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, as Secretarias Municipais de Saúde e a referida regional.

Serão qualificados cerca de 260 ACS, atendendo demandas geradas de acordo com a ampliação das equipes ou substituição destes trabalhadores pela Regional. A instrução é realizada por profissionais da Estratégia Saúde da Família que participaram de capacitação pedagógica oferecida pelo CFRH, pré-requisito para a docência nos cursos.

Os participantes que concluírem a formação obterão certificado de qualificação profissional com validade nacional. Propõe-se, com a realização do curso, que se promova a qualificação profissional mediante processo sistemático de formação, com um itinerário formativo que contemple a diversidade de aspectos relacionados à prática profissional do ACS.

A formação tem como objetivo que os profissionais possam atuar de acordo suas especificidades quantos às diferentes unidades de organização do cuidado na atenção primária em saúde, às formas de inserção e organização do trabalho, bem como o atendimento das demandas individuais, grupais e coletivas. Também o curso busca reforçar a valorização da singularidade do profissional ACS como um trabalhador exclusivo do SUS, considerando que este promove ações na área da saúde com interface na assistência social e educação.
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem