Editais

17/08/2017

EDITAL 07/2017 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO HOSPITALAR- HOSPSUS

A Escola de Saúde Pública do Paraná - ESPP da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná - SESA torna público o presente Edital que norteia o processo seletivo de candidatos a alunos ao Programa de Pós-Graduação Lato sensu, para o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar - HOSPSUS, no período letivo de 2017/2018.

O curso é uma diretriz política da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA/PR - e inserida no âmbito da política de saúde do Estado do Paraná, visa qualificar gestores de hospitais que participam do HOSPSUS.

 

1. DA PROPOSTA DO CURSO

O curso de Especialização em Gestão Hospitalar- HOSPSUS tem como proposta central contribuir para novas práticas e organização do trabalho em saúde na área hospitalar, alinhadas aos princípios e diretrizes do SUS e as redes de atenção à saúde no Paraná. 

Busca também redesenhar as bases de formação em saúde pública na modalidade presencial, considerando as novas agendas do SUS e a perspectiva do território como espaço privilegiado das intervenções sanitárias e sociais.

Neste sentido, apresenta uma programação que busca diálogo com os objetivos, diretrizes e metas constantes no Plano Estadual de Saúde (PES). Desta forma, o curso poderá propiciar ao aluno interagir e potencializar as ações necessárias à sua atuação, proporcionando uma formação articulada ao cenário atual do SUS, no Estado do Paraná.

 

2. DA DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso será realizado na sede da Escola de Saúde Pública do Paraná (Turma Curitiba) e na Universidade Estadual de Maringá (Turma Maringá). A proposta pedagógica adotada será baseada na problematização e contextualização da realidade, com momentos de concentração e dispersão, buscando a socialização de saberes e práticas entre os profissionais.

Os conteúdos e atividades do curso - aulas, seminários, painéis, estudos de caso e exercícios - serão elaborados de modo a estimular propostas de redefinição dos processos de trabalho e enfatizar a análise crítica da realidade cotidiana, associada à adequada utilização de técnicas e instrumentos para a análise e intervenção na saúde pública.

A estrutura curricular é composta por 04 Módulos:

 

PROJETO APLICATIVO

·         Ética

·         Metodologia

 

MAIS SAÚDE

·         Hospitais nas RAS

·         Linhas de cuidado (Paraná Urgência, Mãe Paranaense)

·         Como trabalhar em rede

·         Comunicação e inter-relação com outros níveis de atenção

·          Definição da carteira de serviços

·         Perfil epidemiológico da população

 

MELHOR CUIDADO

·         Protocolos clínicos

·         Novas tecnologias

·         Saúde baseada em evidências

·         Cuidado multiprofissional

·         Trabalho interdisciplinar

·         Plano de cuidado

·         Segurança do paciente

·         Gestão de processos

·         Cuidado farmacêutico

 

MAIOR EFICIÊNCIA

·         Gestão de pessoas – novas tecnologias

·         Planejamento estratégico

·         Gestão de custos

·         Gestão por resultados

·         Gestão da qualidade

·         Tecnologias da informação

·         Comunicação

·         Hotelaria hospitalar

·         Satisfação da população (ouvidoria, pesquisa de satisfação)

 

Estes Módulos representam um recorte da realidade pelo qual se pretende, por meio de uma abordagem não disciplinar, contemplar um conjunto de saberes acerca de um determinado contexto sócio-político-sanitário. Ao longo do curso, serão realizadas Oficinas que visam desenvolver uma atitude investigativa e a elaboração de projetos de pesquisa, para a realização de Projeto Aplicativo como trabalho de conclusão do curso. Os trabalhos de conclusão terão como diretriz a abordagem de temas-problemas dos serviços e práticas cujos resultados possibilitem uma contribuição à melhoria da gestão hospitalar.


Clique aqui para acessar o Edital

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem