Notícias

02/10/2017

ESPP formará cerca de 200 multiplicadores para a capacitação de Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde com metodologias ativas

1A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) iniciou, nos últimos dias 25 e 26 de setembro, o processo de Formação de Multiplicadores para Capacitação de Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde, com a realização da primeira etapa da primeira turma. Esta abrangeu a Macrorregião Norte e o encontro ocorreu na Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

A ênfase desta Capacitação está relacionada aos aspectos pedagógicos, a partir do uso de duas metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas pela ESPP: o Arco de Charles Maguerez e a Espiral Construtivista. Ambas possibilitam que as práticas dos multiplicadores sejam problematizadas criticamente com vistas ao enfrentamento proativo das situações e desafios que caracterizam o SUS nos diversos territórios de saúde do estado, a partir da realidade local. Também irá favorecer a descentralização e a multiplicação dos conteúdos necessários para que os Conselhos possam organizar suas próprias capacitações.
1
A formação, realizada em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES), foi prevista para 200 multiplicadores, sendo 50 em cada uma das 4 macrorregiões de Saúde do Estado, por meio de duas turmas divididas em 2 etapas, com o total de 32 horas.

Todos os instrutores da capacitação passaram por capacitação pedagógica anterior em Metodologias Ativas realizada pela ESPP.

A 2º etapa para a capacitação da Macrorregião Norte será realizada nos próximos dias 30 e 31 de outubro, e está prevista para outubro e novembro as turmas da Macrorregião Leste.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem