Notícias

11/10/2017

ESPP - CFRH capacita Cuidadores de Idoso no Estado

A pessoa idosa está numa fase da vida que deve ser acompanhada por redes de apoio formais e informais, as quais precisam ajudá-la a ultrapassar as dificuldades e estimular para viver em uma perspectiva que se torne agente do seu próprio desenvolvimento, dialogando com a sociedade e interagindo com outras gerações, proporcionando uma velhice mais digna e valorizada. Neste sentido foram iniciadas, no último dia 25 de setembro, turmas da Formação Inicial para Cuidador de Idoso, realização da Escola de Saúde Pública do Paraná-Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (ESPP-CFRH).
 
A capacitação está dentro de uma política humanizada no âmbito do Programa EDUCASUS, em parceria com a FUNEAS no projeto de Desenvolvimento de cursos de Educação Profissional de Nível Médio. Acontece em 08 turmas descentralizadas na 18ª Regional de Saúde – Cornélio Procópio e uma turma na 2ª Regional de Saúde – Curitiba e região Metropolitana.  Serão qualificados cerca de 250 trabalhadores.
 
A formação
Entre as tarefas e predicados deste profissional estão: escutar, estar atento e solidário, ajudar na higiene na alimentação, na locomoção e nas atividades físicas e estimular a autonomia da pessoa cuidada.
 
Assim, para atender a necessidade de capacitação do cuidador de idoso, o curso contempla a diversidade de conhecimentos relacionados à esta prática profissional, tais como: o idoso e sua saúde, o processo de envelhecimento, o papel do cuidador, a prática do cuidado, as políticas públicas, entre outros.
 
Os participantes passam por um processo de aprendizagem sistemática que lhes garante certificado de qualificação profissional com validade nacional. Os docentes das turmas participaram de prévia capacitação pedagógica oferecida pela escola, pré requisito que favorece a qualidade do curso dentro das metodologias formativas preconizadas pela escola. 
 
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem