Curso de Especialização em Formação para Gestores e Equipes Gestoras do SUS

Este curso é uma oportunidade de desenvolvimento de conteúdos e reflexões sobre os desafios contemporâneos que vem se apresentando à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é a contribuição com o objetivo que consta no mapa estratégico da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), na perspectiva da gestão, que é : "desenvolver a política estadual de formação e de educação permanente, de acordo com as necessidades de saúde da população e voltadas para os trabalhadores da saúde" (SESA/PR, 2011).

Apresenta uma programação que busca diálogo com os objetivos, diretrizes e metas constantes no Plano Estadual de Saúde (PES), que por sua vez tem referência no Plano Nacional de Saúde (PNS). Desta forma, o curso poderá propiciar ao aluno interagir e potencializar as ações necessárias à gestão no sistema de serviços, consolidando-se uma formação articulada ao cenário atual do SUS.

Objetivo: Qualificar e formar profissionais gestores e equipes gestoras do SUS atuantes nos níveis regionais e municipais de modo a fortalecer as práticas de gestão no SUS na perspectiva de liderar processos de mudança nas estruturas organizacionais das instituições públicas da área da saúde.

O curso visa qualificar os processos de gestão no SUS no âmbito do Estado, principalmente dos municípios paranaenses. Então, há que se considerar a trajetória do campo da Saúde Pública no Paraná, sempre marcada por um compromisso com a organização e estruturação do SUS em seus diferentes pontos de atenção à saúde.

Carga Horária: 400 horas

Público Alvo: Gestores e demais profissionais de nível superior que atuam em gestão na SESA, nas Regionais de Saúde e nas Secretarias Municipais de Saúde, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo de instituições públicas da área da saúde.

Titulação: Especialista em Gestão no SUS.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem