Programas de Residência da SESA - ESPPR

Programas de Residência da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná SESA- Escola de Saúde Pública do Paraná ESPP

Os Programas de Residencia da ESPP/SESA tem por objetivo a formação especializada de profissionais para atender de acordo com os princípios do SUS. Os Programas buscam oportunizar ao residente vivências nos diferentes equipamentos da Rede de Assistência do Estado e do Município:dentre eles Unidades Básicas de Saúde (município de Pinhais, Curitiba, dentre outros), Ambulatórios especializados e Hospitais da SESA (Complexo Hospital do Trabalhador). O financiamento das bolsas se da por meio do Fundo Estadual de Saúde, em forma de auxílio para estudo, não gerando vinculo empregatício. A carga horária semanal é de 60 horas, sendo 80% destinada as praticas profissionais e 20% ao conteúdo teórico, totalizando 5.760 horas em dois anos de formação.

Programas ofertados:

 

I.Residência Multiprofissional: Em saúde mental

São ofertadas 07 (sete) vagas nas áreas profissionais:

Enfermagem (02 por ano)

Farmácia (01 por ano)

Psicologia (02 por ano)

Serviço social (01 por ano)

Terapia ocupacional (01 por ano)

O programa tem por objetivo a formação de profissionais especialistas em saúde mental voltados para o atendimento em Rede, com destaque para atenção primária como a porta de entrada e norteadora do cuidado; as atividades são desenvolvidas principalmente nos serviços de saúde do município de Pinhais, sendo propiciada vivencias em diversos equipamentos de saúde tais como (Unidades Básicas de Saúde, centro de atendimento psicossocial (CAPS) II e álcool e drogas (AD) entre outros locais.

 

II.Residência Uniprofissional em área da saúde: Enfermagem Obstétrica

São ofertadas 05 (cinco) vagas anualmente. O pré-requisito mínimo necessário é a graduação em enfermagem.

O programa tem por objetivo a formação de profissionais especialistas em obstetrícia, incluindo o atendimento integral da mulher e cuidados com o recém-nascido. Os locais de prática ocorrem principalmente no Hospital do Trabalhador (HT) Unidade da SESA e algumas atividades são desenvolvidas nos equipamentos de Saúde que compõem a Rede de cuidado no município de Curitiba.

 

COREMU - Comissão de Residência Multiprofissional:  Órgão Deliberativo responsável pelos programas de Residência da ESPP

 

Regimento Interno

Solicitação de Estágio Optativo

 

Coordenação: Prisicila M. Sade

Vice-coordenação: Danielle T. S. Fogarolli

Contato:

residencia.espp@sesa.pr.gov.pr

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem