No período de 01 de agosto de 2017 a março de 2018 esta previsto a realização de 14 turmas, do curso de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde atendendo uma demanda apresentada pela 20ª Regional de Saúde - Toledo.
No período de 01 de agosto de 2017 a março de 2018 está previsto a realização de 14 turmas, do curso de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde atendendo uma demanda apresentada pela 20ª Regional de Saúde – Toledo.
As turmas acontecerão de forma descentralizada nos municípios de origem dos ACS, facilitando o acesso ao curso e proporcionando uma integração entre o ensino e o serviço, utilizando currículo integrado.
Como os instrutores são profissionais de nível superior e pertencem aos serviços de saúde locais, foi ofertada uma capacitação pedagógica nos dias 16,17 e 18 de maio em Toledo, como estratégia para que estes profissionais se apropriem de conhecimentos pedagógicos para exercer a função de docente do curso, tendo como base a metodologia da problematização.
Entre os temas abordados estão os conteúdos:
● Significado da escola técnica do SUS para formação de trabalhadores de nível médio
● O trabalho como princípio educativo e sua interface com a formação profissional
● O processo de ensino-aprendizagem na formação profissional na área da saúde
● Conceito e aplicabilidade da Andragogia
● Diferenças entre pedagogia da transmissão, condicionamento e problematização
● Aplicação da pedagogia da problematização através do Arco de Charlez
Maguerez.
● Apresentação e discussão do material didático do aluno e do docente como
subsídio aos docentes na aplicação de metodologias ativas de ensino.
● Avaliação do processo ensino aprendizagem
● Apresentação e orientação do preenchimento dos Diários de Classe e outras providências administrativas.
Além dessas prioridades, docentes e coordenadores foram capacitados para:
- Conhecer os propósitos das aulas teóricas e práticas, competências e habilidades que serão desenvolvidas.
- Propiciar aos alunos oportunidade de realização de ações pertinentes a sua prática profissional.
- Discutir com os alunos situações de aprendizado com descrição de fatos (identificação do problema, teorização, conteúdos relacionados aos pontos
chaves), estratégias de aprendizagem, hipóteses de solução do problema identificado.
●. Avaliar sistematicamente, em conformidade com o roteiro de aulas práticas, as
atividades executadas no período, constatando o aproveitamento das mesmas e o
cumprimento dos objetivos estabelecidos.
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