Capacitação Pedagógica para Instrutores das Turmas do Curso Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde na 20ª Regional de Saúde - Toledo

Data 08/06/2017 | Assunto: Notícias

aNo período de 01 de agosto de 2017 a março de 2018 esta previsto a realização de 14 turmas, do curso de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde atendendo uma demanda apresentada pela 20ª Regional de Saúde - Toledo.

No período de 01 de agosto de 2017 a março de 2018 está previsto a realização de 14 turmas, do curso de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde  atendendo uma demanda apresentada pela 20ª Regional de Saúde – Toledo.

                     As turmas acontecerão de forma descentralizada nos municípios de origem dos ACS, facilitando o acesso ao curso e proporcionando uma integração entre o ensino e o serviço, utilizando currículo integrado.

                        Como os instrutores são profissionais de nível superior e pertencem aos serviços de saúde locais, foi ofertada uma capacitação pedagógica nos dias 16,17 e 18 de maio em Toledo, como estratégia para que estes profissionais se apropriem de conhecimentos pedagógicos para exercer a função de docente do curso, tendo como base a metodologia da problematização.

                        Entre os temas  abordados estão os conteúdos:

● Significado da escola técnica do SUS para formação de trabalhadores de nível médio

● O trabalho como princípio educativo e sua interface com a formação profissional

● O processo de ensino-aprendizagem na formação profissional na área da saúde

 ●  Conceito e aplicabilidade da Andragogia

● Diferenças entre pedagogia da transmissão, condicionamento e problematização

● Aplicação da pedagogia da problematização através do Arco de Charlez  

   Maguerez.

●  Apresentação e discussão do material didático do aluno e do docente como

   subsídio aos docentes na aplicação de  metodologias ativas de ensino.

● Avaliação do processo ensino aprendizagem

● Apresentação e orientação do preenchimento dos Diários de Classe e outras providências administrativas.

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Além dessas prioridades, docentes e coordenadores foram capacitados para:

  • Conhecer os propósitos das aulas teóricas e práticas, competências e habilidades que serão desenvolvidas.
  • Propiciar aos alunos oportunidade de realização de ações pertinentes a sua prática profissional.
  • Discutir com os alunos situações de aprendizado com descrição de fatos (identificação do problema, teorização, conteúdos relacionados aos pontos

chaves), estratégias de aprendizagem, hipóteses de solução do problema identificado.

     ●.  Avaliar sistematicamente, em conformidade com o roteiro de aulas práticas, as

           atividades executadas no período, constatando o aproveitamento das mesmas e o   

           cumprimento dos objetivos estabelecidos.




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