Metodologia ativa de aprendizagem é utilizada pela SESA para combate à mortalidade infantil

Data 28/09/2017 | Assunto: Notícias

A Metodologia TBL (Team Based Learning) foi utilizada pela primeira vez pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) em ação de aprendizagem ocorrida ontem, dia 27/09, nas dependências da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). Participaram do treinamento “Ações para Redução da Mortalidade Infantil”, realizado pela 2ª Regional de Saúde (R.S), 60 profissionais, entre médicos e enfermeiros, de 10 municípios da R.S.

1A Metodologia TBL (Team Based Learning) foi utilizada pela primeira vez pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) em ação de aprendizagem ocorrida ontem, dia 27/09, nas dependências da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). Participaram do treinamento “Ações para Redução da Mortalidade Infantil”, realizado pela 2ª Regional de Saúde (R.S), 60 profissionais, entre médicos e enfermeiros, de 10 municípios da R.S.

Esta metodologia se caracteriza por colocar o aluno como protagonista da construção de conhecimento. Este deve preparar-se antes do encontro, quando irá lidar com desafios e problemas que se aproximem de sua realidade. 

Na ocasião, foram problematizadas situações de hipertensão na gestação e infecção do trato urinário, os quais foram identificados segundo dados epidemiológicos. As questões, casos e testes relacionados ao assunto foram objeto de discussão em pequenos grupos, para depois serem alvo de feedback pelos mediadores da capacitação. O processo favorece o diálogo entre participantes e especialistas e potencializa a troca de conhecimento para resolução de problemas.

Segundo o facilitador do treinamento, Dr. Marcos Takimura, “a metodologia demonstrou aceitação por parte dos profissionais capacitados e são esperados resultados imediatos nas ações”. Entre estes resultados estão, além da prevenção da mortalidade infantil, o fortalecimento da assistência pré-natal na atenção primária à saúde.


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Utilizar metodologias ativas para alcançar resultados práticos no processo de ensino-aprendizagem, capacitando profissionais para atuarem de forma a alcançarem resultados práticos é um dos princípios de ensino da ESPP. A idéia é que o processo de educação em si seja vivo e criador, no intuito de entregar para o sistema de saúde do Paraná pessoas mais qualificadas para resolverem os problemas de suas rotinas de trabalho, otimizando o atendimento e atenção em saúde à população.

Deu suporte técnico ao evento o servidor da ESPP Rommel Frederico Sprenger Caetano.






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