Oficina Realizada na ESPP Alinha Especialização em Gestão Hospitalar - HOSPSUS e Rede Mãe Paranaense

Data 27/02/2018 | Assunto: Notícias


Foi realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2018, na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), a Oficina intitulada “O HOSPITAL NA REDE MÃE PARANAENSE”, conduzida pela consultora da SESA, Srª Maria Emi Shimazaki.

A proposição de oficinas na estrutura curricular do curso de especialização em Gestão Hospitalar do Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná - Fase 1 - HOSPSUS tem como perspectiva o alcance de maior capilaridade na discussão e compreensão de temas diretamente ligados ao cotidiano da atenção hospitalar, visando o cumprimento dos objetivos do curso com vistas ao aprimoramento dessa atenção junto à Rede Mãe Paranaense.

Aspecto importante das oficinas é a proposta de participação dos gestores dos hospitais integrantes do curso, fruto de pactuação entre alunos, Direção e Grupos de Condução dos Hospitais. Com isso promove-se compartilhamento dos conteúdos o que influenciará na viabilização dos Projetos Aplicativos.

No caso da Oficina O Hospital na Rede Mãe Paranaense, o objetivo é possibilitar a compreensão de seus fundamentos tanto pelos alunos como pelos gestores dos hospitais onde atuam. Para isso, ao longo da Oficina, as discussões envolveram o reconhecimento de como está organizada e como está funcionando a atenção hospitalar na Rede de modo que resulte num plano de ação para implementação desses hospitais na Rede e a organização dos processos para a prática segura da atenção materno infantil nesses hospitais. A palestra sobre a Rede Mãe Paranaense no Estado do Paraná foi proferida pelo servidor da Direção Geral/SESA José Carlos da Silva Abreu.

 

Nesta oficina a participação dos gestores foi de grande contribuição para com os propósitos do curso, especificamente no que se refere à diversidade de conhecimentos que fundamentem a atenção materno infantil segura nos hospitais referências para a Rede Mãe Paranaense.

Estiveram presentes nesta Oficina representantes das seguintes unidades:

- Hospital Municipal de Guaratuba;

- UBS Coroados/SMS, de Guaratuba

- Hospital Sagrado Coração de Jesus, de Prudentópolis;

- Hospital São Vicente de Guarapuava;

- Hospital São Vicente de Pitanga;

- Hospital Santa Casa de Irati;

- Hospital Infantil Waldemar Monastier de Campo Largo;

- Instituto de Saúde São Lucas ISSAL, Pato Branco;

- Hospital Municipal de São José dos Pinhais;

- Hospital Evangélico de Curitiba;

- Maternidade Victor Ferreira do Amaral;

- Hospital Mater Dei.






Está notícia foi publicada no Escola de Saúde Pública do Paraná https://www.escoladesaude.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
https://www.escoladesaude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=391