Convite WEBCONFERÊNCIA "O QUE È VIDA SAUDÁVEL ?"

Data 01/05/2013 | Assunto: Notícias

 "O QUE É VIDA SAUDÁVEL?" - A Promoção da Saúde Através da Alimentação e Hábitos de Vida Saudáveis.  Apresentação e Orientações para Utilização do Álbum Seriado Pelos Profissionais da Atenção Básica


CONVITE WEBCONFERÊNCIA
O QUE É VIDA SAUDÁVEL?
A Promoção da Saúde Através da Alimentação e Hábitos de Vida Saudáveis. Apresentação e Orientações para Utilização do Álbum Seriado Pelos Profissionais da Atenção Básica


DATA:17/05/2013
HORÁRIO: 14H00–17H00



ÓRGÃO PROMOTOR:

Superintendência de Atenção à Saúde – SAS / Departamento de Promoção da Saúde – DEPS. Área Técnica de Alimentação e Nutrição - ATAN em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná - ESPP.

PÚBLICO-ALVO:

Técnicos que trabalham na área de alimentação e nutrição das 22 Regionais de Saúde, das SMS dos 399 municípios do estado e ainda, profissionais das áreas afins, que irão trabalhar com este tema junto à população, que atuam nas 2576 Unidades de Saúde.



APRESENTAÇÃO



O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida. Desse modo, quando o acesso ao alimento que garante a vida é negado, pode-se dizer que todos os direitos humanos essenciais também o são.

Em todo o mundo cerca de 30% das crianças menores de cinco anos apresentam baixo peso, como consequência da má alimentação e repetidas infecções. Mesmo em países em desenvolvimento, com escassez de recursos, a ênfase em ações de orientação alimentar pode conduzir a melhores práticas alimentares, levando ao melhor estado nutricional.

No cenário do Brasil, embora seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo, ainda há parcela significativa da sua população sem acesso a alimentos básicos necessários á vida cotidiana ou com acesso qualitativamente comprometido em termos da produção de uma nutrição adequada. A existência desses problemas sociais determina o que se considera como situações de insegurança alimentar e nutricional, que podem ser detectadas a partir de manifestações como fome, doenças associadas à má nutrição, tais como anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

Ainda, temos os preços abusivos de alimentos e bens essenciais, além da imposição de padrões alimentares que desrespeitam a diversidade regional e cultural dos grupos sociais, incluindo povos e comunidades tradicionais.


A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) tem como eixo estratégico a Promoção da Alimentação Saudável (PAS) e entre suas ações prioritárias busca reforçar a efetivação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), cujas diretrizes estratégicas fundamentam-se no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).


Portanto, as ações de alimentação e nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, por meio do monitoramento de ações e apoio à recuperação do estado nutricional, na medida em que propicia o diagnóstico precoce, define tendências em saúde coletiva e articula diferentes ações de saúde.



Nas ações de atenção básica, é de fundamental importância enfocar a promoção da alimentação saudável, que deve estar inserida no cotidiano das pessoas como um momento agradável e de socialização. Precisa ser considerado na abordagem nutricional que os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma e textura e ainda trazem significações culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas, e é uma abordagem necessária para a promoção da saúde.

As práticas alimentares saudáveis devem ter como enfoque prioritário o resgate de hábitos alimentares regionais, privilegiando os alimentos produzidos na região onde se vive e o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e de elevado valor nutritivo, tais como verduras, legumes e frutas.

Para atender esses quesitos, com recurso do Índice de Gestão Descentralizada Estadual (IGD-E) do programa Bolsa Família, reproduzimos exemplares do álbum seriado O QUE É VIDA SAUDÁVEL, elaborado pela CGAN/MS, os quais serão enviados para as Unidades de Saúde do Estado, com vistas a apoiar os profissionais da atenção básica no tema VIDA SAUDÁVEL, nas atividades educativas que envolvem a promoção da saúde e prevenção de doenças, enfocando a Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física.

Esse material está organizado de forma a contribuir para o trabalho da equipe de saúde na realização de atividades de grupo, dinamizando as discussões e a troca de experiências sobre o tema.



O tema central deste álbum seriado é a promoção da saúde, estimulando a adoção de modos de vida saudáveis, incluindo ações para o desenvolvimento da consciência e de habilidades para a autonomia e co-responsabilidade do indivíduo, na promoção da sua saúde. Considerando que a saúde somente pode ser conseguida quando o indivíduo não depende excessivamente dos profissionais e da rede de saúde para ter uma vida saudável.

OBJETIVOS:

Apresentar o álbum O QUE É VIDA SAUDÁVEL, e as possibilidades para utilizá-lo nas Unidades de Saúde;
Orientar os profissionais de saúde da Atenção Básica para trabalhar a promoção da saúde da população com enfoque na alimentação saudável;
Incentivar a orientação alimentar como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a promoção da alimentação saudável, de qualidade, respeitando a identidade cultural e alimentar regional;
Estimular os participantes a realização, nas

Unidades de Saúde, de ações de promoção, proteção e apoio à alimentação saudável adequada à população e a multiplicação dos conhecimentos adquiridos.


PROGRAMAÇÃO:


Abertura as 14:00 às 14:15 hs com Maria Cristina Fernandes Ferreira


14:15 às 16:00 hs com Regina Lang a  Palestra: “O QUE É VIDA SAUDÁVEL?” A Promoção da Saúde Através da Alimentação e Hábitos de Vida Saudáveis. Apresentação e Orientações para Utilização do Álbum Seriado Pelos Profissionais da Atenção Básica.



16:00 às 17:00 hs - Debate – interação com o público



EVITE PROBLEMAS: UM DIA ANTES DA TRANSMISSÃO ACESSE O SITE E TESTE O SEU COMPUTADOR!
(CLIQUE NO BANNER NO LADO DIREITO DA TELA ONDE DIZ: “TESTE SEU COMPUTADOR PARA AS WEBCONFERÊNCIAS” NO SITE DA ESPP.)

AS WEBCONFERÊNCIAS PODERÃO SER ASSISTIDAS AO VIVO OU BAIXADAS DEPOIS DE SUA EXIBIÇÃO AO VIVO NO SITE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ.

TODOS PODERÃO ASSISTIR A ESTE EVENTO E ENVIAR SUAS MENSAGENS/PERGUNTAS VIA CHAT E SERÃO LIDAS AO VIVO

PARA ACESSAR A WEBCONFERÊNCIA ACESSO NO DIA DO EVENTO O SITE: www.escoladesaude.pr.gov.br

CLIQUE NO BANNER A DIREITA QUE CONTEM O NOME DO EVENTO.

DÚVIDAS: ACESSE O SITE DA ESCOLA DE SAÚDE 3342-2293 RAMAL 211





Está notícia foi publicada no Escola de Saúde Pública do Paraná https://www.escoladesaude.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
https://www.escoladesaude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=44