Notícias

07/12/2017

ESPP Forma 93 Especialistas em Diversas Áreas da Saúde do Paraná

Formatura especialização 2017A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) realizou na última segunda-feira, dia 04/12, cerimônia de formatura de 3 dos cursos de pós graduação lato sensu oferecidas pela instituição: Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS, Saúde Pública e Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, cujas turmas foram finalizadas em 2017. No total, 93 profissionais da saúde pública receberam seus certificados. 
 
A ESPP é credenciada desde 2013 para a oferta de cursos de especialização na área da saúde pública, estratégia esta que é uma das vertentes da Educação Permanente em Saúde (EPS), a qual visa a articulação entre ensino, trabalho e profissionais para a formação das equipes que atuem de forma a buscar soluções para suas práticas cotidianas. Nesse sentido, a chefe da Divisão de Ensino da Escola, Tereza Miranda Rodrigues ressaltou que o trabalho da Escola busca “ampliar as possibilidades de melhoria da atenção no futuro, capacitando profissionais de forma a aumentar seu leque de conhecimentos em relação as suas práticas”. 
 
A intervenção em situações específicas de trabalho foi materializada em projetos aplicativos/trabalhos de conclusão de curso: estes congregam transversalmente todas as disciplinas para a busca de alternativas e soluções para problemas encontrados, possibilitando saltos de qualidade nos serviços de saúde ofertados pelo SUS. 
 
Formatura especialização 2017
 
Para Daniel Prochmann Rosa, enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gralha Azul, formado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde e representante dos alunos na cerimônia, o curso “possibilitou a mudança de paradigmas em relação às formas de atenção e cuidado dos pacientes”.
 
Foram formados 28 acadêmicos na especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestores do SUS, 31 na especialização em Saúde Pública e 34 na especialização em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde. 
 
Formatura 2017Prevê-se para 2018, a formação de mais de 120 especialistas em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde em 3 macrorregiões de saúde do Paraná e 21 especialistas em Saúde Pública na macrorregião Norte. A ESPP realiza ainda especialização em Gestão Hospitalar para o Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná – HOSPUS FASE 1, que conta com 74 alunos nas macrorregiões Leste e Noroeste.Prevê-se para 2018, a formação de mais de 120 especialistas em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde em 3 macrorregiões de saúde do Paraná e 21 especialistas em Saúde Pública na macrorregião Norte. 
 
A ESPP realiza ainda especialização em Gestão Hospitalar para o Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná – HOSPUS FASE 1, que conta com 74 alunos nas macrorregiões Leste e Noroeste.
 
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem