Institucional

APRESENTAÇÃO

A Gestão Estadual da Saúde tem como uma de suas prioridades o investimento na formação e qualificação dos profissionais para o SUS. A Escola de Saúde Pública do Estado do Paraná - ESPP e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha - CFRH são as instâncias responsáveis pela política de formação e qualificação para o SUS no Paraná, em uma única estrutura de funcionamento, sob uma única direção. O objetivo é potencializar o desenvolvimento das ações de formação e qualificação profissional para o SUS, na perspectiva de construção das Redes de Atenção à Saúde, do fortalecimento das políticas de Atenção Primária à Saúde, de Vigilância em Saúde e da capacidade gestora do sistema em todos os níveis de gestão.

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em suas vertentes – formação inicial, ensino profissionalizante e ensino superior – constitui-se em lócus fundamental para o desenvolvimento da política estadual de formação e qualificação profissional para o SUS, que tem como eixo estruturante a educação permanente.
A educação permanente, por sua vez, pressupõe mudanças na cultura institucional numa perspectiva de virada no pensamento da educação profissional. Com isso, o trabalho em saúde passa a ser valorizado e reconhecido como espaço privilegiado de aprendizagem. Parte, portanto, da reflexão sobre a realidade do serviço e sobre o que precisa ser nela transformado para garantir a melhoria da qualidade da atenção e promover a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde.
No Paraná, as duas instâncias responsáveis pela política de formação e qualificação para o SUS foram criadas separadamente e com missões distintas. O Centro Formador de Recursos Humanos foi criado em 1954 com a vocação de ensino profissionalizante, atendendo às necessidades de formação em nível médio para o trabalho na área de Saúde Pública. A Escola de Saúde pública foi criada em 1958 com a vocação de atender à implantação e desenvolvimento de programas, ações e serviços bem como formar profissionais especialistas para a atuação na área da Saúde Pública.
Passadas cinco décadas, o desafio atual é a consolidação e fortalecimento dos processos educacionais e formativos no SUS no Paraná visando ao cumprimento de seus princípios e diretrizes, num contexto onde as necessidades e problemas de saúde se tornaram mais complexos e mais difíceis de serem enfrentados, exigindo mudanças na cultura organizacional dos serviços de saúde.
Neste contexto, a Escola de Saúde Pública e o Centro Formador de Recursos Humanos passaram a trabalhar juntos desde janeiro de 2011, sob direção única, num mesmo espaço físico, configurando uma mesma equipe. A ESPP, vinculada à Diretoria Geral da SESA passa a articular-se mais diretamente com as superintendências, diretorias, áreas técnicas e regionais de saúde da SESA e com os municípios e controle social do SUS buscando a construção de projetos educacionais e itinerários formativos mais adequados às necessidades de saúde da população paranaense.
Em conjunto, a equipe de trabalho elaborou as seguintes premissas institucionais:

MISSÃO
“ Elaborar e coordenar a Política de Educação Permanente em Saúde no Paraná, contribuindo com o fortalecimento do SUS.”

VISÃO
“ Ser uma escola inovadora, de excelência e de referência no campo da educação em saúde no SUS.”

VALORES E PRINCÍPIOS

 

  • Ética

 

  • Responsabilidade
  • Solidariedade
  • Comprometimento
  • Parceria e articulação intra e interinstitucional
  • Transparência

 


RESULTADOS PARA A SOCIEDADE

 

 

 

  •  Pessoas qualificadas com excelência para as ações do SUS;

 

 

  •  Efetividade nas ações desenvolvidas pela ESPP-CFRH;
  •  Acesso às ações da ESPP-CFRH com equidade;
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem