19/12/2017

Curso de Especialização em Gestão Hospitalar – HOSPSUS formará cerca de 33 alunos em Maringá

Turma Maringá - Especialização gestão Hospitalar HOSPSUSEstá em andamento a turma de Maringá do curso de Especialização em Gestão Hospitalar, do Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Estado do Paraná, HOSPSUS – FASE 1, turma esta que realizou seu 2º encontro nos últimos dias 15 e 16 de dezembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) esteve presente na ocasião realizando visita de acompanhamento das atividades, por meio do servidor Aldiney José Doreto.

A visita é parte da estratégia de descentralização das atividades de educação permanente em saúde da Escola, em que esta articula com as Regionais de Saúde e Instituições de ensino locais para que as ações educativas sejam realizadas de forma a contemplar os contextos locais, tanto no sentido da logística de realização dos cursos quanto no planejamento de seus conteúdos. O acompanhamento da ESPP garante que o curso esteja alinhado às diretrizes pedagógicas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (P.D.I.) da Escola e aos objetivos e metas definidos no Plano Estadual de Saúde e nas diretivas da especialização.

O curso de especialização em Gestão Hospitalar é realizado em parceria com a UEM e a 15ª Regional de Saúde (R.S) – Maringá. Apoiam o curso a chefe de gabinete da reitoria da UEM prof. Dra. Jorgete Constantin e o reitor Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso. Também apoiaram a ação, pela 15ª R.S., o chefe da Seção de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (SCRACA) Juliocerio de Jesus Lima e o diretor da mesma, Jales Adolfo Cardoso.

Na ocasião ministraram aulas as docentes Tânia Portella e Olga Octoviz. A intenção da ESPP é que esta especialização contribua para que se estabeleçam novas práticas e organização do trabalho em saúde na área hospitalar. Foram selecionados para a turma de Maringá 33 alunos dentre gestores de hospitais participantes do HOSPSUS e servidores da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), além de outros colaboradores de Hospitais do Estado.