Notícias

24/07/2019

Municípios da 2ª Regional de Saúde são Capacitados para Identificar Transmissores de Doenças na ESPP

Integrantes dos 29 municípios da 2º Regional de Saúde (R. S.) - Curitiba participam de Capacitação para Leitura de Larvas Culícideos, realizada nas dependências da Escola de Saúde Pública do Paraná, (ESPP). Em formação desde o último dia 17 até amanhã, 25/07, este processo visa dar maior segurança aos técnicos que atuarão como microscopistas para identificar  diferentes espécies de mosquitos transmissores de doenças. Com esta capacitação, os técnicos da 2ª R. S. poderão identificar as formas imaturas destes vetores, tais quais o Aedes Aegypti, Aedes Albopictus, Haemagogus, dentre outros responsáveis pela disseminação de enfermidades tais quais a dengue, chikunguya, zika e febre amarela.

A capacitação foi dividida em duas turmas, cada qual com a duração de 3 dias. Na primeira, realizada na última semana, foram capacitados 28 profissionais de 14 municípios da 2ª Regional, enquanto esta semana a capacitação conta com a presença de 30 participantes de 15 municípios. A coordenação do curso foi realizada por Rubens Massafera, integrante do Núcleo de Vigilância Entomológica da 19ª Regional de Saúde – Jacarezinho - regional esta que é referência nesta especialidade. Facilitaram o evento pela 2ª R. S. os profissionais Marcos Linhares e Kelly Cristina.

Combate contra a dengue - A formação é parte do esforço de controle vetorial no Estado do Paraná, com o objetivo de erradicação destes transmissores de doenças. Segundo pesquisa vetorial realizada entre os meses de abril e junho deste ano, 329 municípios paranaenses são considerados infestados, ou seja, 82,5% apresentam disseminação e manutenção de vetor nos domicílios.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem