22/02/2022

Escola de Saúde Pública do Paraná lança Capacitação para Preceptores dos Programas de Residência

Na última segunda-feira (21/02), teve início a Capacitação para Preceptores dos Programas de Residências. O curso é aplicado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), destinado aos profissionais que atuam nas Residências Médicas, Multiprofissional e Uniprofissional. A primeira turma do ano de 2022 conta com 50 profissionais da área da saúde.

Os preceptores desempenham a função de supervisionar as atividades práticas dos residentes em campo, além de discutir casos e tirar dúvidas, participando ativamente do processo formativo dos estudantes. O curso, tem duração total de 32 horas (dois meses), divididas em oito aulas virtuais.

Segundo a coordenadora dos Programas de Residência da ESPP/FUNEAS/SESA, Danielle Fogarolli, após o término da capacitação, os profissionais estarão aptos a exercer uma preceptoria mais segura e consciente do seu papel, como ferramenta de ensino-educação.

AULA INAUGURAL – A aula inaugural foi transmitida virtualmente, através do canal EspprVirtual (https://www.youtube.com/watch?v=iAnehGOaBhQ) e teve como objetivo contextualizar historicamente a construção dos Programas de Residência, além de divulgar o curso. Estiveram presentes, o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Dr. Edevar Daniel, professora Coordenadora da Residência de Enfermagem Obstétrica, Louise Bueno Telli Tominaga e a convidada especial, professora Dra. Regina Cabral.