Programas de Residência da SESA - ESPPR

Programas de Residência da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná SESA- Escola de Saúde Pública do Paraná ESPP

Programas ofertados:

 

I.Residência Multiprofissional: Em saúde mental

São ofertadas 07 (sete) vagas nas áreas profissionais:

Enfermagem (02 por ano)

Farmácia (01 por ano)

Psicologia (02 por ano)

Serviço social (01 por ano)

Terapia ocupacional (01 por ano)

O programa tem por objetivo a formação de profissionais especialistas em saúde mental voltados para o atendimento em Rede, com destaque para atenção primária como a porta de entrada e norteadora do cuidado; as atividades são desenvolvidas principalmente nos serviços de saúde do município de Pinhais, sendo propiciada vivencias em diversos equipamentos de saúde tais como (Unidades Básicas de Saúde, centro de atendimento psicossocial (CAPS) II e álcool e drogas (AD) entre outros locais.

 

II.Residência Uniprofissional em área da saúde: Enfermagem Obstétrica

São ofertadas 05 (cinco) vagas anualmente. O pré-requisito mínimo necessário é a graduação em enfermagem.

O programa tem por objetivo a formação de profissionais especialistas em obstetrícia, incluindo o atendimento integral da mulher e cuidados com o recém-nascido. Os locais de prática ocorrem principalmente no Hospital do Trabalhador (HT) Unidade da SESA e algumas atividades são desenvolvidas nos equipamentos de Saúde que compõem a Rede de cuidado no município de Curitiba.

 

III.Residência médica

São ofertadas vagas nos programas de Residência Médica: 01 (uma) vaga de Anestesiologia, 01 (uma) vaga de neonatologia e 05 (cinco) vagas de ginecologia & obstetrícia ao ano. As atividades são realizadas no Hospital do Trabalhador, órgão da SESA.

 

*Os Programas de Residencia são entendidos como especializações latu sensu, em que ao final da formação (2 anos) o formando será um especialista na área do Programa.

 As atividades práticas (80% da carga horária total) são realizadas em equipamentos de saúde que compõe o SUS  e 20% das atividades são de caráter teórico, sendo previstas aulas em períodos noturnos e esporadicamente aos sábados.

A carga horária semanal é de 60 horas distribuídas em 80% praticas e 20% teóricas. Até o final do Programa o aluno deverá completar 5760 horas de atividades para obtenção do Título de Especialista.

COREMU - Comissão de Residência Multiprofissional:  Órgão Deliberativo responsável pelos programas de Residência da ESPP

Coordenação: Prisicila M. Sade

Vice-coordenação: Danielle T. S. Fogarolli

Contato:

residencia.espp@sesa.pr.gov.pr

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem