CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A Escola de Saúde Pública do Paraná – ESPP, da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná – SESA, apresenta o Curso de Atualização em Vigilância em saúde com Ênfase em Vigilância Ambiental nas ações de controle de doenças de Transmissão vetorial e Zoonoses., modalidade à distância - EaD, com encontros presenciais no período de março a novembro de 2020. O curso está inserido no âmbito da política de saúde do Estado do Paraná e visa qualificar servidores

 

1.DA PROPOSTA DO CURSO

O curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde com ênfase em vigilância ambiental nas ações de controle de doenças de transmissão vetorial e zoonoses, foi pensado como um projeto interdisciplinar para a qualificação da força de trabalho em Vigilância Ambiental das Secretarias Municipais de Saúde e Regionais de Saúde com foco no controle das arboviroses, entre elas dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná tem, entre suas competências o papel de implementar a política de educação para o SUS, ordenando a formação e educação permanente dos profissionais e trabalhadores do SUS.

Nessa lógica e ainda considerando o Planejamento Regional Integrado, na etapa de levantamento das prioridades sanitárias das Macroregiões do Paraná, constatou-se a necessidade de formação na temática proposta pelo curso.

Assim como o aprimoramento dos processos de trabalho no controle dos vetores e zoonoses, preservando as especificidades dos setores, e compartilhar as experiências e tecnologias para o enfrentamento das epidemias e surtos de doenças e agravos que acometem os municípios paranaenses e que estão relacionados diretamente a vigilância ambiental como o controle do Aedes, vetor da dengue ou manejo ambiental no controle de zoonoses.

 

2.DA DESCRIÇÃO DO CURSO

A Escola de Saúde Pública do Paraná tem como eixo estruturante a educação permanente para o desenvolvimento da política estadual de formação e qualificação profissional para o SUS. A educação permanente, por sua vez, pressupõe mudanças na cultura institucional numa perspectiva de virada no pensamento da educação profissional, com isso, o trabalho em saúde passa a ser valorizado e reconhecido como espaço privilegiado de aprendizagem.

Parte, portanto, da reflexão sobre a realidade do serviço e sobre o que precisa ser nela transformado para garantir a melhoria da qualidade da atenção e promover a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde.

Na EaD o ambiente de sala de aula é substituído por espaços virtuais que dispõem de ferramentas mediadoras do processo educacional. Os processos educacionais acontecem seguindo novos modelos pedagógicos, porém seus atores necessitam desenvolver habilidades que potencializem a interação. Apesar de toda a tecnologia, elos humanos ainda são essenciais para criar melhores condições de intercâmbio, visando ao melhor aprendizado, independentemente de onde ele ocorra.

Nesta perspectiva este Curso de Atualização em Vigilância Ambiental será ofertado na modalidade de ensino à distância com possibilidade de encontros presenciais e atividades de dispersão. O ambiente virtual de aprendizagem a ser utilizado será o AVASUS no seguinte endereço eletrônico http:\\pr.avasus.ufrn.br

A organização curricular se dará por meio das seguintes unidades:

 

Unidade I – Sistema Único de Saúde: conceitos, território, rede de atenção, trabalho (ética, saúde trabalhador) – 10h EaD

Unidade II – Epidemiologia: Epidemiologia e saúde, vigilância epidemiológica - 30h EaD

Unidade III - Ambiente e Saúde: conceitos, relação ambiente e saúde, saúde única, encontro presencial. 10 h EaD e 8 h. Presencial

Unidade IV – Vigilância Ambiental: epidemiologia, identificação das áreas de risco para vetores e zoonose, manejo ambiental. 30 h. EaD

Unidade V – Vigilância em Saúde Ambiental: controle da qualidade da água, solo, vetores, zoonoses e intoxicações, encontro presencial. 40 h. EaD e 8 h presencial

Unidade VI – Controle Vetorial e manejo ambiental. 20 h. EaD e 24 h presencial.

 

       As unidades serão desenvolvidas a distância na plataforma de ensino e em momentos presenciais. O estudante deverá demonstrar aquisição de competências em cada um dos momentos que compões as unidades, sendo o desempenho avaliado individualmente, de modo processual, de acordo com sua evolução em cada uma das unidades. Para tanto, será considerado um conjunto de atividades coletivas e individuais, realizadas a distância e presencialmente.

 

Os conteúdos e atividades do curso nas aulas, seminários, estudos de caso e exercícios, serão elaborados de modo a estimular propostas de redefinição dos processos de trabalho e enfatizar a análise crítica da realidade cotidiana, associada à adequada utilização de técnicas e instrumentos para a análise e intervenção na saúde pública.

A dispersão será realizada como atividade de campo, onde o aluno irá realizar uma supervisão das atividades que estão sendo desenvolvidas no controle de vetores. Em outra etapa está proposto para o aluno realizar o monitoramento dos indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais do controle de vetores com avaliação do grau de vulnerabilidade para a ocorrência de arboviroses, com a elaboração de um relatório que, somado ao parecer construído a partir da supervisão realizada, poderá ser transformado em plano de contingência para o enfrentamento de epidemia por arboviroses do município.

 

3.DA CLIENTELA

Profissionais com vínculo efetivo, em atuação direta na Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde Municipal ou Estadual, no controle de vetores e zoonoses, considerando os seguintes pré-requisitos:

  • O local onde cada candidato deverá comparecer para participar dos encontros presenciais, PREFERENCIALMENTE na mesma região em que trabalha ou mora, será definido pela Coordenação do curso. PARA ISTO, O CANDIDATO DEVERÁ PREENCHER TODOS OS ITENS DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO.
  • Caberá ao candidato manter-se informado sobre o início do curso, bem como sobre a data e local de realização do Primeiro Encontro Presencial, através do portal da Escola de Saúde Pública do Paraná. www.escoladesaude.pr.gov.br,

4.DAS VAGAS:

Serão ofertadas 510 vagas para trabalhadores com vínculo formal no serviço público municipal, estadual e federal.

As vagas serão distribuídas entre os municípios e Regionais de Saúde do estado do Paraná. Os municípios de interesse para a vigilância ambiental/epidemiológico poderão enviar no máximo três representantes.

Segue tabela de distribuição de vagas, havendo possibilidade de remanejamento de vagas, em caso de não indicação de alunos pelo município.

 

Regional de Saúde

Municípios

Município Sede

Município >100 mil hab.

Estado

Total de vagas

Paranaguá

7

1

1

3

12

Metropolitana

29

1

8

3

41

Ponta Grossa

12

1

1

3

17

Irati

9

1

 

3

13

Guarapuava

20

1

1

3

25

União da Vitoria

9

1

 

3

13

Pato Branco

15

1

 

3

19

Francisco Beltrão

27

1

 

3

31

Foz do Iguaçu

9

1

1

3

14

Cascavel

25

1

1

3

30

Campo Mourão

25

1

 

3

29

Umuarama

21

1

1

3

26

Cianorte

11

1

 

3

15

Paranavaí

28

1

 

3

32

Maringá

30

1

1

3

35

Apucarana

17

1

2

3

23

Londrina

21

1

2

3

27

Cornélio Procópio

21

1

 

3

25

Jacarezinho

22

1

 

3

26

Toledo

18

1

1

3

23

Telêmaco Borba

7

1

 

3

11

Ivaiporã

16

1

 

3

20

Nível Central

 

1

 

3

3

Total

399

22

20

69

510

 

 

5.DO REGIME E DURAÇÃO DO CURSO

O curso está estruturado em 05 (cinco) Unidades e terá carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas, sendo 140 (cento e quarenta) horas a distância e 40 (quarenta) horas de forma presencial, O curso terá a duração de 08 (oito) meses com previsão de início para março de 2020 e término para novembro de 2020;

O componente a distância será desenvolvido por meio de plataforma virtual e para o componente presencial estão previstos 03 (três) Encontros Científicos com presença obrigatória (Cronograma abaixo). Haverá um período de 16 horas para as atividades de dispersão, com a entrega de um relatório, para a obtenção do certificado.

 

Cronograma:

Data

Horário

Carga

Horária

Conteúdo Programático

Abril/2020

Disponível 24 horas

10

Unidade I – Sistema Único de Saúde: conceitos, território, rede de atenção, trabalho (ética, saúde trabalhador)

Maio/2020

Disponível 24 horas

30

Unidade II – Epidemiologia: Epidemiologia e saúde, vigilância epidemiológica

Junho/2020

08h00min-17h00

(I Encontro Cientifico Presencial)

8

Seminário científico

Maio -Julho/2020

Disponível 24 horas

10

Unidade III - Ambiente e Saúde: conceitos, relação ambiente e saúde, saúde única, encontro presencial.

Agosto - Setembro/2020

Disponível 24 horas

30

Unidade IV – Vigilância Ambiental: epidemiologia, identificação das áreas de risco para vetores e zoonose, manejo ambiental.

Julho/2020

08h00min-17h00

(II Encontro Cientifico Presencial)

4 turmas (1 por macrorregional)

8

Estudo de caso: 5 casos construído para discutir e apresentar propostas de intervenção. Grupos de 10 pessoas.

-Problematização.

-Discussão em grupos

Setembro – Outubro/2020

Disponível 24 horas

40

Unidade V – Vigilância em Saúde Ambiental: controle da qualidade da água, solo, vetores, zoonoses e intoxicações, encontro presencial.

Setembro – Outubro/2020

08h00min-17h00

16

Dispersão (Atividade realizada no território do aluno)

Outubro/2020

08h00min-17h00

(III Encontro Cientifico Presencial)

4 turmas (1 por macrorregional)

8

Apresentação dos relatórios elaborados. Um município por Regional de Saúde

 

6. DAS INSCRIÇÕES


As inscrições estarão abertas no período de 23 de março a 13 de abril de 2020. PRORROGADO até 30 de Abril de 2020
Os candidatos deverão preencher os requisitos exigidos pelo curso quanto à clientela, nível de escolaridade e apresentação dos documentos listados nesse documento:
1. Carta de indicação e liberação assinada pelo gestor para participação do candidato, caso aprovado, em todos os momentos do curso, em papel timbrado da instituição de origem. ANEXO 01 deste documento.
Importante: O gestor terá o compromisso de liberação das atividades funcionais do candidato selecionado para o curso. Para a participação nos encontros presenciais, todas as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos servidores da SESA serão custeados pelas Regionais de Saúde de origem, os servidores municipais serão custeados pelos serviços municipais de origem.
2. Termo de compromisso do candidato devidamente assinado, conforme modelo no ANEXO 02 deste documento.

 

Clique AQUI - ANEXO 01

Clique AQUI - ANEXO 02

 

Se você se enquadra na característica da clientela apresentada acima INSCREVA-SE AQUI

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem