PROCESSO DE SELEÇÃO - Capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

Capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

 

PÚBLICO ALVO

Somente Profissionais de nível superior Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas e gestores da Rede SUS do Estado do Paraná.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  • 40h
  • Inscrição destinada aos profissionais médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, bem como gestores da Rede SUS do Estado do Paraná.

 

SOBRE O CURSO

            O Transtorno do espectro do autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento com início na infância, que afeta a capacidade de se comunicar e interagir, onde a gravidade dos sintomas pode variar, sendo os mais comuns: dificuldades de comunicação, dificuldade nas interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

            Por se tratar de um agravo crônico, requer tratamento longitudinal, envolvendo terapias, dentre elas, comportamentais, educacionais e familiares com vistas à redução dos sintomas e melhora no desenvolvimento social e educacional. O cuidado em saúde das pessoas com Transtorno do espectro do autismo envolvem diversos especialistas, dentre eles fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, médico neurologista e psiquiatra.

           Evidências científicas que indicam melhoras nos sintomas do autismo a partir do tratamento na metodologia Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que proporciona a pessoa com Transtorno do espectro do autismo o desenvolvimento de sua autonomia por meio da aprendizagem de importantes habilidades sociais e motoras nas áreas de comunicação e autocuidado, bem como na redução de comportamentos não adaptativos, como estereotipias, agressividade e controle de raiva.

           Desta forma, a Capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada voltado ao Transtorno do espectro do autismo, em parceria com The Scott Center for Autism Treatment/Florida Institute of Technology, tem como proposta capacitar profissionais (Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas) e gestores da Rede SUS do Estado do Paraná em Análise do Comportamento Aplicada voltado ao Transtorno do espectro do autismo, visando qualificar o atendimento dos usuários com suspeita e/ou diagnóstico de Transtorno do espectro do autismo, impactando na melhora da qualidade de vida e possibilidade de desenvolvimento de autonomia de milhares de pessoas.

           Além desta capacitação na modalidade a distância, a Escola de Saúde Pública do Paraná – ESPP da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná – SESA, em parceria com The Scott Center for Autism Treatment/Florida Institute of Technology, ofertará o módulo presencial para formação de multiplicadores em análise do comportamento aplicada (ABA) voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período letivo do ano de 2021. Para este módulo presencial será publicado um Edital próprio para seleção dos candidatos, onde o desempenho do alunos no módulo EaD também será pontuado.

 

OBJETIVOS

  • Capacitar profissionais  (Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, enfermeiros,assistentes sociais, cirurgiões-dentistas) e gestores da Rede SUS do Estado do Paraná em Análise do Comportamento Aplicada voltado ao Transtorno do espectro do autismo de modo a qualificar o atendimento dos usuários com suspeita e/ou diagnóstico de Transtorno do espectro do autismo e seus cuidadores e familiares.

 

CONTEÚDO

Apresentação

Unidade 1 – Introdução ao Treinamento de técnico do comportamento registrado (RBT)
Unidade 2 - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
Unidade 3 – A função do RBT
Unidade 4 - Conceitos e Princípios I
Unidade 5 - Conceitos e Princípios II
Unidade 6 – Mensuração
Unidade 7 - Uso de dados
Unidade 8 - Conduta responsável I
Unidade 9 - Conduta responsável II
Unidade 10 - Comportamento verbal
Unidade 11 – Reforçamento
Unidade 12 - Aquisição de habilidades I
Unidade 13 - Aquisição de habilidades II
Unidade 14 - Avaliação funcional
Unidade 15 - Procedimentos para redução de comportamento
Unidade 16 - Planos de redução de comportamento
Unidade 17 – Responsabilidade com os pacientes
Unidade 18 - Responsabilidade com a profissão
Unidade 19 – Avaliação Final

 

COMO NOS ORGANIZAMOS

 

METODOLOGIA: A metodologia proposta adota a flexibilidade e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo a construção do conhecimento. As atividades didáticas serão desenvolvidas utilizando-se metodologias ativas que busquem articulação entre teoria e prática. O curso será desenvolvido em modalidade a distância com carga horária de 40 horas.

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

 

RECURSOS: Serão utilizadas videoaulas, textos de apoio, livros digitais, sites institucionais, Checklists, Quiz.

 

AVALIAÇÃO:A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários (Avaliação A e B) compostos por questões de múltipla escolha e respostas curtas.

INSCRIÇÕES: PROCESSO SELETIVO

Os selecionados receberão a confirmação de matrícula via e-mail com todas as informações para acesso.

Créditos

 

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