Notícias

29/04/2016

Início do Curso de Especialização ESPP

O público alvo são Gestores e demais profissionais de nível superior que atuam em gestão na SESA, nas Regionais de Saúde e nas Secretarias Municipais de Saúde, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo de instituições públicas da área da saúde.

O objetivo deste curso é  qualificar e formar profissionais gestores e equipes gestoras do SUS atuantes nos níveis regionais e municipais de modo a fortalecer as práticas de gestão no SUS na perspectiva de liderar processos de mudança nas estruturas organizacionais das instituições públicas da área da saúde.

Este curso tem duração de um ano e meio e conta com 400 horas/aula, tendo quarenta alunos selecionados que atuam em diversas áreas da saúde pública e buscam no curso de especialização o aperfeiçoamento de suas práticas cotidianas.
 
Do ponto de vista pedagógico, o curso tem como marco conceitual a Educação Permanente em Saúde, a aprendizagem significativa e a intervenção na realidade de trabalho dos participantes. Portanto, valoriza:
1) Diálogo do conteúdo do curso com as necessidades do SUS e das propostas do PES.
2) Compromisso em trazer para o centro das reflexões sobre gestão os cenários de práticas cotidianas dos alunos.
3) Formação centrada no aluno por meio do uso de metodologias ativas que contribuam para posturas proativas de mudanças na gestão do SUS. Portanto, as metodologias adotadas compreendem a discussão, análise, produção grupal e exposição dialogada sobre os temas abordados.

Além das atividades presenciais estão previstas atividades de dispersão relacionadas ao desenvolvimento do TCC/PA, como demanda direta da necessidade de articulação do mesmo com as realidades locais dos alunos.

Fonte: ESPP

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem