Notícias

20/09/2016

Projeto da Escola de Saúde Pública ganha recursos para aplicação na Regional de Toledo

Um projeto aplicativo desenvolvido na primeira turma do Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi contemplado pelo Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria estadual da Ciência Tecnologia e Ensino Superior. A premiação garantiu um recurso de R$ 80 mil para a aplicação do trabalho proposto na 20ª Regional de Saúde (RS) – Toledo. 

“Nos cursos ofertados pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), optamos pela realização de projetos aplicativos ao invés dos tradicionais trabalhos teóricos de conclusão. Presenciando acontecimentos como este, percebemos que essa foi a escolha certa”, comemora a diretora da ESPP, Ana Fonseca.

O trabalho contemplado pertence à assistente social da 20ª RS, Vânia Frigotto. A servidora concluiu a especialização no ano de 2014, em Cascavel, com um projeto de intervenção que visava qualificar gestores de saúde dos municípios da região de Toledo para o planejamento e gestão, embasados em análises sobre a situação de saúde da população local.

“Assim que veio o recurso, já iniciamos os encontros com gestores dos 18 municípios da Regional. Nosso objetivo principal era fazer com que eles entendessem os dados coletados, suas causas e consequências, para que dessa maneira aprimorassem o trabalho desenvolvido na área de saúde em suas cidades”, conta Vânia.

No total, foram cinco encontros de abril a agosto de 2014 com mais de 40 participantes por evento. “A receptividade foi tão boa que já estamos programando uma nova turma para o próximo ano e elaborando um material exclusivo com o conteúdo do projeto para estender a ideia para profissionais de saúde de todo o Paraná”, complementa a assistente social.
2 3

Fonte: SESA

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem