Notícias

13/10/2015

14ª Regional de Saúde de Paranavaí promove curso para Cuidadores de Idosos

Com o objetivo de qualificar os profissionais e marcar o Dia do Idoso (comemorado em 1º de Outubro), a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná - ESPP e Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha - CFRH - Escola Técnica do SUS, através da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, deu início ao Curso de Cuidadores de Idosos. Serão dois (2) meses e 15 dias de treinamento com carga horária total de 180 horas, na modalidade presencial. O curso é realizado na Unidade Pólo - Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto. Participam 35 profissionais, representantes dos municípios da abrangência da 14ª Regional de Saúde, como informa Hugo Penteado da Divisão Administrativa da Regional de Saúde. São profissionais que já trabalham nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPD's), Cuidadores de Idosos Domiciliar, além de Agentes Comunitários de Saúde. 

A seleção foi realizada com base no Edital nº 02/2015 : Chamada para pré-matrícula no curso formação inicial para cuidador de Idoso com os seguintes critérios, realizadas no site da Escola de Saúde : Ter 18 anos completos, ensino fundamental concluído ou em fase de conclusão, preferencialmente ser trabalhador de Instituições de Longa Permanência para Idosos e Cuidador de Idoso Domiciliar; ACS, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem.

O curso fornecerá subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, por meio de processos educativos em saúde, que privilegiem o acesso às ações e serviços de informação, de promoção social e de desenvolvimento da cidadania, explica a diretora da Regional, Verônica Moraes Francisquini Gardin.

Com a iniciativa, a Saúde busca propiciar a melhoria da assistência prestada ao idoso, e atender as prerrogativas do Estatuto do Idoso, "seja no domicílio, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos e nos serviços de saúde do SUS", analisa Valeria Cristina Dadalto de Souza, Assistente Social responsável técnica pelo Programa Saúde do Idoso. "Esperamos que o curso atenda as expectativas dos inscritos, as aulas serão dinâmicas e apropriadas ao tema, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado", sintetizou a enfermeira Samira Regina Pereira, coordenadora do curso, por ocasião do início do treinamento.

NÚMEROS NO BRASIL - No Brasil, a população começou a envelhecer a partir dos anos 60, devido principalmente a redução do número de filhos por mulher, e também pela redução das taxas de mortalidade consequentemente aos avanços sociais e da medicina.

O Censo de 2010 mostrou que 10,8% da população brasileira era formada por idosos e espera-se que esta proporção aumente para 20% em 2050. Esse dado é irreversível. "Portanto toda sociedade precisa estar preparada para esta realidade, pois os idosos necessitam de cuidados específicos, e entender essas especificidades precisa fazer parte do processo de planejamento das famílias" destaca Maria da Penha Francisco, assistente social da 14ª Regional de Saúde. De acordo com as estimativas de Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio, o Estado do Paraná em 2012 já contava com 1.384.000 idosos, o equivalente a 12,9% da população. Na Região da 14ª Regional de Saúde estima-se que essa população seja de 29.736 idosos. 

Dentro das ações prioritárias do Governo do Estado do Paraná, a Rede de Atenção à Saúde do Idoso é uma delas e busca uma condição de saúde adequada e digna para os idosos do Paraná, finaliza Verônica, diretora da 14ª Regional de Saúde

Fonte: ADÃO RIBEIRO - Da Redação

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem