Notícias

19/10/2015

14 de outubro iniciou em Francisco Beltrão o Curso de Formação Inicial para Cuidador de Idoso

No dia 14 de outubro na regional de Francisco Beltrão iniciou uma turma decentralizada do CFRH do curso Formação Inicial para cuidador de Idoso, são 30 alunos dos municípios Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marmeleiro. Serão qualificados Técnicos de Enfermagem, ACS que atuam nos serviços de saúde do SUS e cuidadores domiciliares.
O crescimento da população idosa é um fato irreversível e prevê que seja contínuo e ainda mais rápido. No estado do Paraná  de acordo com as estimativas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2012, a população de idosos correspondia a 12,9% da população total do estado.
Este curso responde a necessidade de capacitação de cuidadores, dentro de uma política de atenção humanizada de modo a proporcionar aos idosos melhores condições de vida.
A pessoa idosa está em uma fase da vida que deve ser acompanhada por redes de apoio formais e informais, as quais precisam ajuda-las a ultrapassar as dificuldades para que possam ter uma condição de vida adequada e digna, ampliando a longevidade e reduzindo incapacidades. Assim, o  é  importante que o cuidador compreenda  que o  processo de envelhecimento é dinâmico e progressivo, no qual  há mudanças físicas, psicológicas e sociais que tornam a pessoa mais vulnerável à ocorrências de doenças.
beltrao
O cuidador é a pessoa que presta cuidados à pessoa idosa que apresenta algum tipo de dependência ou não. Suas tarefas envolvem o acompanhamento nas atividades diárias, como auxílio na alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina entre outros, auxiliando na recuperação e na qualidade de vida, fazendo pela pessoa somente atividades que ela não consiga fazer sozinha. É importante lembrar que não faz parte do cuidado do cuidador, técnicas e procedimentos dos profissionais da área de enfermagem.
Ainda no mês de outubro iniciaram mais  24 turmas do curso Formação Inicial para Cuidador de Idoso na sede em Curitiba e turmas descentralizadas nas regionais de Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória ( três turmas), Pato branco, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão(duas turmas), Cianorte, Paranavaí, Apucarana(duas turmas), Londrina(sete turmas) e Telêmaco Borba. 
Ao todo são aproximadamente 650 profissionais que estão participando dos  cursos em andamento no estado.
O término das turmas   está previsto para início de dezembro.
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem